Incêndio destrói área de preservação de Mata Atlântica em Colatina, ES

Do G1 ES com informações da TV Gazeta

Uma área de Mata Atlântica na reserva de Itapina, distrito do município de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, foi destruída por um incêndio, neste domingo (11). Cerca de 100 hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo, o equivalente a 100 campos de futebol. O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu as chamas, mas ainda não se sabe como o fogo começou. Ao todo, apenas neste domingo, a corporação informou que recebeu 12 chamados de incêndio no município.

O incêndio em Itapina começou por volta de 12h e as chamas se alastraram pela vegetação, chegando a quase dois metros de altura. Durante a noite, funcionários da reserva percorreram a área para avaliar os prejuízos.

Apesar de ainda não ser possível precisar como o incêndio começou, eles acreditam que tenha sido criminoso. "Deu para ver que o fogo não estava em um único ponto, ams sim em vários pontos da reserva. Isso me causou surpresa, porque se fosse acidental ele deveria estar em um ponto focal, mas tinham vários pontos focais", explicou o analista ambiental, Jaeder Lopes.

Outro incêndio
Entre os 12 chamados, outro incêndio chamou a atenção em Colatina. O fogo atingiu uma parte do bairro Moacir Brotas também neste domingo. Os bombeiros tiveram dificuldades para controlar as chamas porque algumas residências estavam muito próximas ao local do incêndio, mas nenhuma casa foi atingida.

"Tivemos muita dificuldade em apagar o fogo por ser à noite e também por ser um terreno muito montanhoso. Está acontecendo muitos incêndios na cidade, e nós do Corpo de Bombeiros não estamos conseguindo atender a todas as demandas", afirmou o Sargento Gelson, do Corpo de Bombeiros. A corporação ainda alertou para a importância dos comunicados de incêndio e das denúncias de atos criminosos.

Incêndio atingiu cerca de 100 hectares de mata, em Colatina, no ES. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)