A Administração Municipal, Zé Leite e Betilde, nesta sexta-feira dia (9), seguindo os passos do que foi firmado entre a municipalidade e a Associação de Catadores e Recicladores de Barbalha (ACARB), efetuou o primeiro pagamento do bolsa auxilio para os recicladores de lixo, no valor de R$ 300,00 (Trezentos Reais) para cada um dos dezoito (18) membros com direito a receber o benefício.
É muito importante frisar, que, o pagamento em referencia está compilado na obrigatoriedade da coleta ser feita pelas ruas e bairros da cidade, sendo expressamente proibido pelo que foi firmado qualquer tipo de coleta no lixão que fica as margens da Rodovia Barbalha/Jardim.
Vale ressaltar que, a Prefeitura Municipal de Barbalha, visando oferecer melhores condições de vida aos recicladores, também oferece duas cestas básicas, quinzenalmente.
Para dar maior proteção a saúde do homem, o Poder Executivo Municipal, por lei também está autorizado a realizar a doação, de acordo com a necessidade, de equipamentos de proteção individual (EPI) a cada beneficiário. O kit é composto de luvas, botas, óculos e máscaras que devem ser obrigatoriamente utilizados quando do exercício da atividade de catação.
A municipalidade barbalhense passa a pagar o bolsa auxilio para os dezoito (18) recicladores, mediante Projeto de Lei aprovado pela Casa do Povo:
Sobre a Lei nº 2.011/2013
A lei nº 2.011/2013, uma iniciativa do vereador José Oliveira Garcia – Ernandes, autoriza o poder executivo a conceder incentivo, na forma de bolsa auxílio no valor de 300 reais, aos catadores de recicláveis devidamente registrados e em atividade neste município.
Essa lei tem por objetivo estimular a atividade do catador de reciclável dentro do moldes estabelecidos pelo Projeto da Coleta Seletiva, erradicando assim a separação do lixo no Lixão Municipal e conscientizando a população da necessidade e importância da reciclagem.
Silva Neto com informações de Samuel Pinheiro.
Comentários