CARIRI: Dia dos Pais movimenta comércio

Tablets e celulares, além de acessórios de roupas da moda masculina, estão entre as maiores ofertas nas vitrines

Juazeiro do Norte. As vitrines de lojas do Cariri dão lugar à moda masculina durante esta semana. O Dia dos Pais, comemorado no domingo, está entre as cinco primeiras datas comerciais e poderá ser responsável por até 3% de aumento nas vendas, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte. Desde a semana passada, que já começou a haver movimentação no comércio e até o final de semana a tendência é que haja o velho corre-corre para compra de última hora.

Segundo o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, o Dia dos Pais chega a competir em vendas com o Dia das Crianças, em outubro, mas dentro do percentual de vendas previsto. O empresário admite a perspectiva positiva, tendo em vista a atual realidade econômica do país, que vem passando por constantes oscilações. Conforme Araújo, setores como confecções, eletroeletrônicos, roupas e calçados estão entre os mais cotados para as escolhas nesse período.

E as lojas apostam nas promoções específicas para este período desde a semana passada. Setores de informática, segundo o vendedor Felipe Soares, apontam as promoções como atrativo para a clientela masculina.

Eletrônicos

Na loja Sintonia, que recentemente abriu franquia no Cariri Garden Shopping, o vendedor afirma que as promoções estão catalogadas desde o início da semana passada.

O volume de vendas maior passou a ocorrer no domingo, e produtos como tablets e celulares estão entre os mais cotados para presentear os pais. Há modelos que passaram de R$ 499 para o valor de R$ 299.

A expectativa de vendas do setor passa a ser bem superior para este período. Segundo o gerente de marketing da Ibyte, Nelson Gurgel, pode chegar a até 30%. Nas lojas da rede, incluindo em Juazeiro do Norte, serão disponibilizados mais de 3 mil itens entre marcas próprias e marcas renomadas, com preços promocionais para a data.

"Percebemos que o mercado de tecnologia anda bem aquecido nos últimos anos", afirma Nelson. Para o setor, a data muda de categoria, chegando a ser a segunda do ano.

Já na parte de confecções, a classe empresarial está otimista em relação às vendas, mesmo vindo de uma temporada boa, com o período de alta estação na região do Cariri.

Férias

A ExpoCrato, em julho, foi responsável por uma elevação de até 30% nas vendas acima do mês anterior, segundo o empresário Ademir Júnior, de loja de confecções Stalker. Ele admite que se preparou bem para o período, mas não espera um resultado tão bom como ocorreu no mês anterior, e até justifica a melhoria também em relação às férias. Para ele, a meta deverá bater pelo menos os 10%, que já representa uma grande vantagem em relação ao período, mas segundo o presidente da CDL, em todo o país, a meta não deverá ultrapassar os dois dígitos, em virtude da crise econômica. "O máximo que podemos verificar em todo o Brasil está dentro da perspectivas dos 3%, mesmo contando com os setores mais em evidência no período".

Segundo o empresário da loja de confecções e acessórios no Cariri Garden Shopping, a expectativa aumenta em virtude da ampliação do empreendimento, mas ele destaca a importância de poder contar com área de entretenimento, a exemplo do cinema, que possibilita maior fluxo.

Desde a semana passada, artigos masculinos compõem a vitrine das lojas de roupas e acessórios. Entre os eletrônicos à venda estão tablets FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Mais informações:
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Avenida Padre Cícero, 576
Centro
Juazeiro do Norte - CE

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER