INSS - Usuário é melhor atendido na Zona Norte

Sobral. O Plano de Expansão (Pex) da Rede de Atendimento do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) teve como principal beneficiada a Gerência Executiva (Gex) Zona Norte do Estado do Ceará. A gerência da região ganhou, em quatro anos, 15 novas agências, desafogando os atendimentos dos quatro principais escritórios, incluindo a cidade de Sobral.

O auxílio doença é concedido ao trabalhador que contribui com a previdência social há pelo menos 12 meses e, por qualquer razão, adoeceu, inclusive em consequência de acidentes fora do ambiente do trabalho 

A expectativa é que até o fim do mês quatro novas agências sejam inauguradas, totalizando 29. A assessoria da regional Zona Norte explica que falta apenas a confirmação das datas.

Com municípios definidos desde 2008 e em ação a partir de 2009, o Plano de Expansão é um programa do Governo Federal que contempla 720 novas agências no país.

Só na Zona Norte do Ceará foram mais de 20 cidades, incluindo um novo setor no escritório de Sobral exclusivo para atendimento de demandas judiciais. O último concurso foi realizado em 2012 e contempla principalmente esses novos postos de trabalho. As mais recentes inaugurações aconteceram ontem, em Nova Russas e Tamboril, que devem receber quem antes procurava a agência de Crateús, responsável por 56 mil habitantes 

De acordo com o gerente executivo Andrey Almeida, as unidades estão com o melhor equipamento possível. "Esta Unidade vem presta um atendimento em instalações modernas e equipadas para receber cidadãos no padrão de qualidade que merecem".

A agência que teve a maior queda de municípios atendidos foi a de Acaraú, segundo a assessoria da Gex Zona Norte. Antes, o escritório atendia os Municípios de Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Cruz, Itarema e Marco. Hoje, atende exclusivamente Acaraú, sendo que cada um dos outros Municípios ganhou seu próprio escritório, exceto Jijoca que recebe atendimento no escritório de Cruz. As agências de maior demanda continuam sendo a de Crateús, Itapipica, Santa Quitéria e Sobral, sendo que a de Sobral atende a 11 Municípios. A população de Meruoca, Varjota, Alcântaras, Groaíras, Massapê, Morrinhos, Mucambo, Graça e Frecheirinhas ainda precisam se locomover até Sobral para ser atendidos.

Mas o grande problema ainda é o número de peritos que atende a região. Apenas 26 profissionais da especialidade necessária atendem às 25 agências da região. Em Sobral, ficam entre três e quatro peritos para atendimentos diários.

Demanda

A assessoria explica que a maior concentração sempre será nas agências de maior demanda, e que as demais tem pericias marcadas de acordo com a formação de demanda. Todas as agências recebem o perito ao menos uma vez por semana. A expectativa é e que em 2014 seja autorizado um novo concurso para peritos.

Diariamente, o escritório de Sobral realiza 300 atendimentos provenientes de 11 Municípios e mantém 69.512 benefícios (dados de junho de 2013). Isso significa a injeção de R$46,5 milhões na região.

O auxílio-doença garante ao trabalhador receber o salário quase integralmente durante o período que necessitar para se recuperar. Uma vez requerido, os primeiros 15 dias serão pagos pelo empregador, enquanto os outros serão arcados pela Previdência Social. Após o atendimento do INSS, é marcada a perícia médica. Dessa perícia sairá o laudo médico oficial que poderá atestar a necessidade da concessão do benefício ou não.

Caso não haja o reconhecimento da necessidade do pagamento do auxílio-doença, o paciente poderá solicitar uma nova perícia que será feita em data a ser marcada ou entrar com recurso contra o laudo da perícia. 

SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER