GO - Incêndio na Serra de Jaraguá ainda não foi controlado

O Corpo de Bombeiros continua combatendo, nesta quarta-feira (7), o incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra de Jaraguá, na região central de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, este pode ser o maior incêndio no local desde 2007, quando quase todo o parque foi queimado.

Uma das hipóteses sobre a origem do incêndio, que começou na manhã de terça-feira (6), é de que um trabalhador rural tentou colocar fogo em uma casa de marimbondos em uma fazenda da região e acabou atingindo a área. “Oficialmente não é possível comprovar este fato. Por isso, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) estará no local hoje [nesta quarta] para investigar as causas do incêndio”, afirma o comandante da operação de combate, o tenente do Corpo de Bombeiros Jacir Santana.

De acordo com o delegado titular da Dema, Luziano Severino de Carvalho, a pena para quem provoca incêndio em áreas de preservação ambiental pode variar de um a cinco anos de prisão, além de multa de R$ 5 mil por hectare queimado.O parque tem uma área de mais de 2,8 mil hectares.

Durante toda a noite os bombeiros atuaram na área, mas o fogo está generalizado. O combate vai continuar durante o dia, mas segundo a corporação, as condições climáticas dificultam a extinção das chamas. “O vento fica muito forte durante o dia, principalmente no período do final da manhã e início da tarde. Com isso, em muitas árvores onde já tinhamos atuado pode acontecer a reignição do fogo”, relata Santana. Os bombeiros não têm uma previsão de quando será possível controlar o incêndio, nem quanto já foi consumido pelo fogo.

O Parque Estadual da Serra de Jaraguá é uma unidade de conservação pertencente ao grupo de Proteção Integral. A reserva foi criada em 1998 e demarcada no ano passado. O local é muito utilizado por praticantes de esportes radicais como mountain bike e voo livre. Segundo os bombeiros, a rampa utilizada para voo livre está interditada devido à quantidade de fumaça no local.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera