São Paulo x Inter - O que está ruim pode piorar?

São Paulo, SP, 23 (AFI) - O poço tem fundo? É esta pergunta que o São Paulo responderá nesta quarta-feira, quando receberá o Inter, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, em jogo adiantado da 12ª rodada do Brasileirão. Atravessando a pior crise de sua história, o Tricolor tenta dar um basta na má fase.

O São Paulo enfrenta sua pior sequência negativa da história. São dez jogos sem vencer e uma série de sete derrotas seguidas (cinco pelo Brasileirão e duas pela Recopa). A má fase faz o time flertar com a zona de rebaixamento. O Tricolor é o 16º colocado, com oito pontos. Detalhe para os dois jogos a mais que a Ponte Preta, primeiro time dentro da degola.

O Inter, por outro lado, pode dormir na liderança do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho vem embalado com a vitória sobre o Flamengo, nos acréscimos na última rodada, e subiu para o quarto lugar, com 15 pontos. Caso imponha mais uma derrota ao Tricolor, o Colorado subiu à ponta.

Volta por cima?          
Titular da zaga do Brasil nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010, Lúcio espera usar a sua longa experiência no futebol para ajudar o São Paulo a sair da crise. Como um dos líderes do atual elenco tricolor, o defensor de 35 anos já cobrou dos companheiros a postura que espera ver em campo nas próximas partidas.

"Acredito que a maior força que nós temos é o grupo. Vamos pensar no coletivo, porque todo mundo tem o mesmo objetivo. Agora é a hora de colocar a coragem e o caráter à prova", ressaltou o jogador, em declaração reproduzida nesta terça-feira pelo site oficial do São Paulo.

Com a confirança de Lúcio, o técnico Paulo Autuori manterá a mesma escalação da derrota para o Cruzeiro no duelo desta quarta-feira. A única dúvida é o lateral Clemente Rodríguez. Ele sentiu um incomodo na coxa esquerda e saiu do último treinamento. Caso ele não possa entrar em campo, Reinaldo será o titular.

Mistério e problemas
Internacional não vai contar com o lateral-direito Gabriel e o zagueiro Índio na partida contra o São Paulo. O defensor chegou a treinar na segunda-feira, mas será poupado do jogo por precaução. Já lateral ofreu uma contratura muscular na coxa esquerda no último jogo do time.

Assim, sem os dois jogadores, Ronaldo Alves seguirá entre os titulares da zaga do Inter, enquanto Ednei vai ser escalado na lateral direita. O técnico Dunga não confirmou a escalação do Inter para o duelo com o São Paulo, mas o time pode ter Leandro Damião como novidade entre os titulares.

Recuperado de lesão, o centroavante entrou durante a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no último domingo. Se for escalado, deverá ficar com a vaga de Jorge Henrique no ataque. "A ansiedade nossa é estar sempre entre os primeiros e conquistar os três pontos na partida. É um grupo com muita personalidade, sabe sua responsabilidade. Estes jogadores gostam de desafios novos", observou.