AC - Surto de malária em Acrelândia preocupa gestão municipal
Um surto de malária em Acrelândia assusta a gestão municipal. Mais de 300 casos foram confirmados durante este ano e o prefeito assume que não tem condições de conter o avanço da doença.
A Unidade Mista de Saúde do município de Acrelândia registra até 10 casos por dia. O projeto de assentamento Porto Luiz é o local onde há maior incidência.
De acordo com o agente de saúde Valmir da Silva, o problema é maior por causa da falta de estrutura para combater a doença. "Esses dias até foi cortado o combustível e a gente ficou sem fazer lâmina, sem levar a medicação", diz Valmir.
O aumento nos casos de malária em Acrelândia ocorre há cerca de um ano. Apenas neste mês de julho, 75 casos da doença foram confirmados na zona rural. Os funcionários que há anos trabalham no combate a malária no município estão revoltados com a falta de estrutura de trabalho.
"No caso da falta de combustível, o pessoal levava o remédio todo para a casa, porque a Sucam trabalha todo dia de ir fazer esse tratamento na casa do cidadão", afirma Valmir.
O prefeito Jonas Dalas admite que o município não tem condições de combater os casos, já que não dispõe de recursos suficientes."É um município que está realmente necessitado. Muito carente e precisa dessa parceria do governo do estado. Se não tiver, realmente fica difícil trabalhar", diz.
Do G1 Acre
Comentários