No CE, 3,2 mil alunos do Pronatec são formados com presença de Dilma

Na tarde desta quinta-feira (18), a presidente Dilma participou da formatura de 3.207 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec Brasil Sem Miséria). A solenidade foi realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza. A presidente Dilma, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, o governador Cid Gomes e prefeito Roberto Cláudio entregaram os diplomas para alguns dos formandos do programa.

Lúcia Maria Rodrigues Teixeira, de 56 anos, foi uma das formandos desta quinta-feira (18). Ela é do município de Caucaia, a 16km de Fortaleza, e fez o curso de camareira, limpeza e hospedagem. “Nunca tive experiência. Facilita muito caso eu trabalhe como diarista, em hoteis e pousadas. Me sinto mais preparada”. Uma colega de curso de Lúcia foi uma dos formandos que subiu ao palco para ter a carteira assinada por um dono de hotel de Fortaleza. “A gente fica com esperança, né?”, complementa Lúcia.

Durante a solenidade, a presidente, o governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza foram recebidos com aplausos e sem manifestações. Dilma distribuiu beijos entre os convidados e participantes. Antes das entregas dos diplomas de alguns formandos no palco, três produtores rurais assinaram um termo de adesão com o MDS e o Governo de Estado para desenvolvimento de projetos em atividades rurais. O programa Brasil Sem Miséria vai destinar R$ 48 milhões para mais 20 mil famílias rurais cadastradas no programa Bolsa Família.

Programas sociais
No discurso da tarde, Dilma não tropeçou ao falar o nome do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, mas confundiu o cargo do deputado federal José Guimarães, chamando-o de senador. A presidente reforçou a importância do Bolsa Família. “O Bolsa Família continuará sendo pago enquanto houver um brasileiro, uma brasileira que precise dele. Esse é o compromisso do meu governo e foi o compromisso do governo Lula. Somente quem não conhece o Bolsa Família é capaz de criticar o Bolsa Família”, disse.

Os dez municípios participantes do Pronatec Brasil sem Miséria são Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Maracanaú, Pacajus e São Gonçalo do Amarante. A maioria dos formandos desta quinta-feira (18) foi capacitada no curso de auxiliar administrativo, com 427 participantes. Em seguida, vem auxiliar de recursos humanos, com 233 alunos, costureiro industrial de vestuário, 196, manicure e pedicure, 171. Outros cursos mais procurados foram recepcionista em meios de hospedagem, representante comercial, auxiliar de crédito de cobrança, operador de computador e fotógrafo.

No Ceará, o Pronatec Brasil Sem Miséria é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). De acordo com o Governo do Estado, um total de 30.626 pessoas foram capacitadas profissionalmente em 2012 e 2013. O público-alvo são pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família. Para 2013, segundo a STDS, são disponibilizadas 27 195 vagas para os cursos de capacitação.

Do G1 CE