Irauçuba. Apontado como um dos municípios em pior situação de abastecimento de água no Estado, a população conta hoje com 16 carros pipa para atender a sede, distritos e localidades. O açude municipal Jerimum está com menos de 6%, de acordo com as autoridades municipais. A previsão é de que em agosto o quadro piore mesmo com o apoio recebido na última quarta-feira, 17, da Operação Sertão Verde Oliva.
Atualmente, há 16 carros pipa abastecendo o município e localidades da região por meio do trabalho do Exército
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caetano Rodrigues, a água captada pela Cagece do açude é de péssima qualidade, não sendo possível nem mesmo o tratamento. "É pura lama, cheiro ruim e cor feia. Não dá pra tratar uma água dessas. A população está revoltada, mas o problema é que não temos mais de onde tirar água no município", declarou.
Ele esclarece que todos os reservatórios da região secaram, sendo que hoje Irauçuba depende de 16 carros pipas para se manter. Esses carros são da Defesa Civil do Estado e Município, e quatro carros do Exército para a região rural, onde se concentra mais de um terço da população.
A pior situação é a do distrito de Juá, onde se encontram cerca de quatro mil pessoas e não há mais nenhuma reserva. Com a proximidade do mês de agosto, ele prevê que a situação vá piorar e a demanda por água aumente. "Infelizmente, estamos até sem recursos financeiros para aumentar o número de carros pipas, que consomem por volta de R$ 50 mil por mês do orçamento municipal".
Baixo nível
Algumas comunidades ainda possuem um pouco de água em açudes e cacimbas, mas o secretário alerta que já foi informado sobre os níveis hídricos deles. "Os representantes e moradores já estiveram me informando que tudo está acabando".
A falta de água está afetando a economia do município. Tipicamente agrícola, não há safra nem de feijão tampouco de milho. Já o gado está sendo vendido a um preço insignificante pois não há como alimentá-lo. "Quando não havia safra o agricultor ainda podia criar o gado para complementar a renda. Agora nem isso", lamenta.
Segundo Caetano, o que tem mantido as famílias é o repasse de renda pelos programas sociais como Bolsa Família e Garantia Safra. "Os mercadinhos e mercantis só não foram invadidos graças a essa verba repassada que garante o mínimo às famílias prejudicadas".
Para ele, a solução definitiva do problema de abastecimento que o município enfrenta é a construção da adutora que levaria água do açude Mici, em Miraíma, há 50 km de Irauçuba.
"O açude tem uma capacidade de atender ao dobro da demanda anual daqui, que é de 30milhões de metros cúbicos", avalia Caetano.
Na pauta
O projeto tem o valor estimado de R$ 15 milhões e há mais de um ano está nas pautas prioritárias dos governos do Estado e Federal, além de já ter sido discutido com representantes da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), segundo o secretário. De acordo com a assessoria do Comando da 10ª Região Militar foram atendidas 305 famílias com fornecimento de 192 mil litros de água potável.
As atividades seguiram planejamentos criteriosos e foram acompanhadas constantemente, para que as ações militares ocorressem de acordo com os objetivos propostos e com o mínimo de interferência na rotina do município de Irauçuba.
A fim de estar preparada para cumprir as suas missões de acordo com o previsto em lei, a 10ª Região Militar empregou tropas em treinamento de ações tipo polícia, em ambientes rurais e urbanos, além de ter realizado ações cívico-sociais prestando apoio à população em serviços médicos, odontológicos, além da distribuição de água potável, bem como promovendo apresentações da sua Banda de Música.
Foram realizadas 59 consultas em clínica geral, 56 em geriatria, 40 em ginecologia, 55 em pediatria e 36 em odontologia, por meio do Serviço de Saúde do Exercito. Outros serviços prestados foram aferição de pressão arterial, dosagem de glicose, além de palestras sobre higiene bucal e doenças sexualmente transmissíveis.
Mais informações
Exército Brasileiro
Seção de Comunicação Social
da 10ª Região Militar
(85) 3255 1673 / 3255 1675
comando10rm@hotmail.com
JESSYCA RODRIGUES
COLABORADORA
Comentários