Barro. Elas já foram o centro das atenções. Até meados do século passado, eram o principal ponto de convergência das tradicionais famílias e local de importantes discussões sociais e políticas da época. As praças públicas, também serviram como palco para o encontro de inúmeros casais de namorados, shows culturais - havia apresentações de bandas de músicas nos antigos coretos, e, ainda, ponto de concentração de diversas manifestações.
Praça do Santuário da Divina Misericórdia, em Barro, é uma das que passam por reestruturação para atender à população das comunidades
Com o passar do tempo, e a ausência de políticas públicas de preservação destes logradouros, caíram no esquecimento e, em muitos casos, acabaram se transformando em verdadeiros "elefantes brancos".
Em alguns municípios da região do Cariri, no entanto, algumas administrações públicas estão buscando resgatar estes espaços e ampliar suas funcionalidades. Em Barro, por exemplo, a gestão municipal iniciou, recentemente, a recuperação de todas as praças da sede do município e, também, a construção de outro espaço público.
Atualmente, a Praça Gregório Feitosa, localizada no centro da cidade, está em obras. Vai ganhar nova "roupagem" e novo projeto paisagístico. "Nós estamos reestruturando todos estes espaços porque entendemos que as praças não são apenas peças soltas dentro da estrutura física do município. Elas congregam, aproximam as pessoas e, por meio destes espaços, nós poderemos ofertar diversas ações de governo. Como por exemplo, oficinas, apresentações culturais, debates, campanhas do setor de saúde, dentre outras ações", avalia Neneca Tavares, prefeito do município. Segundo ele, outra novidade após a reinauguração do logradouro será a disponibilidade de Internet gratuita aos frequentadores do local, por meio de sistema Wi-Fi.
Acesso
"No mundo globalizado a internet é fator imprescindível. Imagine um estudante vindo à praça e, além de encontrar amigos, colocar o bate-papo, ter a oportunidade de acessar sua rede social, seu e-mail, ou, ainda, realizar uma pesquisa para um trabalho escolar ou algo do gênero. Será algo maravilhoso", comemora.
No município também foi dada ordem de serviço para recuperação da Praça José Alves Feitosa, popularmente conhecida como Praça da Juventude. O local deverá ganhar novos bancos, pintura e novo projeto paisagístico. Serão adquiridos novos brinquedos para que as crianças também voltem a frequentar o espaço. Conforme o gestor, também os distritos do município serão beneficiados com a recuperação e construções de praças públicas. Aguarda liberação de quase R$ 2 milhões, do Ministério das Cidades para o inicio das obras.
A reinauguração da Praça Gregório Feitosa está prevista para o próximo dia 20.
Comentários