Crato recebe sementes de 15 espécies nativas da caatinga, destinadas ao Viveiro de Mudas
As plantas serão repassadas para serem cultivadas nas áreas degradadas do projeto de integração do rio São Francisco.
Por Comunicação
O município do Crato recebeu sementes de 15 espécies nativas da caatinga, através da parceria com o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (NEMA/ UNIVASF). As sementes serão cultivadas no Viveiro de Mudas municipal. Em contrapartida, as plantas serão repassadas para serem cultivadas nas áreas degradadas do projeto de integração do rio São Francisco.
O Crato faz parte da área de atuação da Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) há alguns anos, estando entre os mais de 150 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte com áreas impactadas pelo projeto de transposição e que são assistidos pelo NEMA.
De acordo com a coordenadora especial da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Semma), Jaceme Santana, a parceria com o NEMA se faz viável graças ao trabalho de produção e manejo de mudas, bem como ações educativas desenvolvidas pelo município.
Nesta quarta-feira, 4, os 8,7 quilos de sementes de espécies como Ipê Roxo, Caju, Jatobá, Umburana, Aroeira, Juazeiro, Baraúna, foram entregues por Glória Leão, responsável pela Rede de Sementes do Programa de Integração do São Francisco (PISF) ao vice-prefeito, Francisco Leitão Moura, no Viveiro de Mudas, com a presença de técnicos da Semma. Na ocasião, foram repassadas ao programa 267 mudas de plantas nativas, que serão utilizadas na recuperação de áreas ligadas à rede, e projetos importantes como a área da ararinha-azul, na Bahia, e até mesmo em espaços da região.
O programa tem por objetivo auxiliar nos esforços de compensação ambiental vinculados ao processo de licenciamento ambiental do PISF e atuar no incentivo e fortalecimento da cadeia produtiva de mudas nativas na região de atuação e no suporte à pesquisa científica brasileira.
Doação de Mudas
O Viveiro de Mudas do Crato está sob a administração da Prefeitura Municipal há 24 anos. As mudas produzidas são distribuídas gratuitamente para a população, mediante cadastro preenchido na Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima. É um espaço de referência no interior do Estado do Ceará.
https://crato.ce.gov.br/informa/5319/crato-recebe-sementes-de-15-esp-cies-nativas-da-ca




Comentários