Ceará vence jogo de golaços, deixa o Z-4 e impede que Corinthians assuma liderança

Vozão vira no Castelão, ganha por 3 a 1 e respira na tabela

Vina comemora gol contra o Corinthians na Arena Castelão (Foto: Fabiane de Paula / SVM)

O Ceará venceu o Corinthians por 3 a 1 na noite deste sábado, no Castelão, deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão e impediu que o adversário dormisse na liderança do campeonato. Róger Guedes abriu o placar para o Timão, mas Bruno Pacheco e Vina viraram ainda no primeiro tempo – em três golaços. Na etapa final, Cléber ampliou. Foi a primeira vitória do Vozão em casa na competição.

Na tabela

Com a vitória, o Ceará escapou do Z-4 e subiu para a 13ª colocação, com 21 pontos – mas pode ser ultrapassado na rodada por Goiás, Cuiabá e América-MG. O Corinthians, com 29, é o segundo e pode perder posições para Atlético-MG e Fluminense, além de ver o Palmeiras abrir quatro pontos de vantagem na ponta.  

Próximos jogos

O Ceará volta a campo já na próxima terça-feira, abrindo a 18ª rodada. Às 21h30, recebe o Avaí no Castelão. O Corinthians joga um dia depois. Na quarta, às 21h30, recebe o Coritiba na Neo Química Arena.

Primeiro tempo

O jogo tinha apenas três minutos quando Róger Guedes pegou a bola pela esquerda, carregou para o meio, encaixou o corpo e mandou uma pancada impressionante, seca, no ângulo. E tinha 26 minutos quando a defesa do Timão afastou, Bruno Pacheco pegou a sobra e emendou de primeira, sem deixar cair, também no ângulo. E tinha 32 quando Vina aproveitou rebote da zaga e mandou uma paulada, mais uma no ângulo. Golaços e mais golaços. Entre tantas pinturas, o Castelão teve um bom jogo, com os dois times jogando pelo chão, buscando espaços. O Corinthians poderia ter feito outro em arrancada de Róger Guedes, mas Du Queiroz finalizou mal – e parou aí, não conseguiu mais atacar. O Ceará poderia ter ampliado com Cléber, em chute por cima. Mas parecia escrito que só valia golaço. E foi assim que o Vozão rumou para o vestiário com a vantagem de 2 a 1 no primeiro tempo.

Segundo tempo

O Corinthians voltou para o segundo tempo com duas mudanças: Roni no lugar de Cantillo, Lucas Piton na vaga de Adson. As trocas não surtiram grande efeito, e com 11 minutos vieram mais duas: Rafael Ramos e Giovane nas vagas de Bruno Méndez e Fábio Santos. Era o Timão buscando formas de se tornar dominante na partida. A etapa final começou mais propensa ao Ceará. O Corinthians tinha muita dificuldade para atacar. Aos 19, porém, deu um sinal de que estava vivo. E com dois jogadores que haviam acabado de entrar. Giovane recebeu na área (em posição duvidosa) e cruzou; Roni apareceu pelo meio e mandou no travessão, perdendo grande chance. O Ceará respondeu aos 26: Cléber cruzou com muita força, e Lindoso, do jeito que deu, cabeceou para fora. Mendoza, aos 28, fintou Gil e mandou por cima. O gol amadurecia. E saiu aos 31. Vina deu linda assistência para Cléber, que deslocou Donelli: 3 a 1 Ceará. A partir daí, o Corinthians, desnorteado, não teve forças para reagir. O Ceará ficou perto de golear. E trocou passes sob gritos de “olé” no Castelão.

https://ge.globo.com/ce/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/16-07-2022/ceara-corinthians.ghtml