UTI Covid-19, 100% de ocupação há mais de 40 dias no Santo Antônio

Plantonista Dra. Priscila Couto informou as ocupações das alas Covid-19 no hospital

A corrida contra o coronavírus tem sido um desafio mundial para a medicina, profissional de saúde exausto na luta pela vida dos acometidos pelo vírus, que, é invisível, é resistente, é agressivo e é letal também, quem já foi infectado e venceu o vírus, fala de sofrimento, de angustia e do medo da morte.

Nos hospitais que tem atendimento para coronavírus muitas batalhas para atender grande número de pessoas precisando de leitos de enfermaria ou mesmo de UTI, muitas alas Covid-19 estão lotadas, e do lado de fora de casa para os hospitais a fila de espera por vaga só aumenta todos os dias.

O Hospital Santo Antônio de Barbalha tem três alas Covid-19, uma ala de enfermaria adulto, uma ala adulto UTI, e uma ala pediátrica, das três alas, nesta terça-feira (16), somente a pediatria Covid tinha vaga, as demais lotadas.

Entrevistada pelo diariodocariri.com.br a médica plantonista, Dra. Priscila Couto Sampaio Morais, disse que, “há mais de 40 dias a ala Covid-19 UTI adulto está 100% lotada, e a grande preocupação dos profissionais médicos e auxiliares é não ter mais leitos para internamento na UTI Covid, a situação é difícil para quem está na fila de espera, quando um infectado recebe alta da UTI, vários estão precisando daquela vaga”. Barbalha como polo de saúde, nossa unidade Santo Antônio presta atendimento para a Macrorregião, então a procura por leitos para internamento é grande, destacou.   

Conforme a Dra. Priscila Couto, nesta semana, somente a ala Covid pediátrica tem vaga, as demais enfermaria e UTI adulto estão com leitos ocupados, o Hospital Santo Antônio não via deixar de atender o paciente que chegar, porém, após o atendimento não tem vaga para internar o paciente. A gente lamenta o que está a nossa frente, nossa vontade é socorrer a todos, mas, a quantidade de leitos é insuficiente, e não somente aqui no Hospital Santo Antônio, mas, também em todos os hospitais da região estão com 100% de ocupação, e aqui no Santo Antônio em Barbalha, há mais de 40 dias é 100% de ocupação da ala UTI Covid-19 adulto. Confirmou.

A direção do Fundação Otília Correia Saraiva, Dr. José Correia Saraiva e Dr. João Correia Saraiva estão acompanhando diariamente as ações do Hospital Santo Antônio no atendimento das alas Covid-19 enfermaria adulto, UTI adulto e pediatria.    

Como grande profissional zelando pela saúde, a Dra. Priscila Couto, recomenda a população se proteger com normas fáceis para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:

Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.

Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.

Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.

Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.

Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.

Fique em casa se você se sentir indisposto.

Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

Silva Neto - Foto SilvaNetodiariodocariri.com.br