TELEFÉRICO – Estrutura metálica começa chegar em Barbalha
Teleférico transporatará mais de 600 pessoas por hora
[caption id="attachment_131320" align="alignleft" width="300"]
Equipamentos do teleférico do Caldas - imagens Joel Freitas - via WhatsApp[/caption]
Nesta segunda-feira (26), em Barbalha começaram a chegar os equipamentos para a montagem do teleférico do Caldas, ou mesmo no popular o “bondinho”, carreta com tubos metálico já se encontra na “Terra dos Verdes Canaviais”, e a empresa que vai construir e montar o teleférico também já se prepara para iniciar as obras, que tem prazo de um ano para ser concluído conforme o projeto.
É mais uma obra do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria das Cidades, em parceria com o governo municipal de Barbalha, o projeto está todo abalizado em termos de estrutura e, também já com a liberação dos órgãos de proteção ao meio ambiente, pois o impacto ambiental foi todo avaliado por técnicos ambientalistas.
De acordo com o projeto, as obras do teleférico no Distrito do Caldas inclui a reconstrução do antigo Hotel Balneário, equipamento que fez parte da história da gastronomia para a comunidade e visitantes, como também fez parte da história do desenvolvimento daquela localidade serrana, anexo ao Hotel será construída a Estação de partida do teleférico para o Mirante do Cruzeiro, local que será construída a estação de desembarque na área da Flona, com espaço para observatório, mirante e passarela.
No Distrito do Caldas o Mirante do Cruzeiro tem uma área privilegiada para uma visão panorâmica do Vale do Salamanca, do Centro Histórico de Barbalha e da exuberante encosta da Chapada do Araripe.
Para construir o teleférico do Caldas, o Governo do Estado do Ceará, vai investir recursos da ordem de R$ 14 milhões, o projeto completo inclui o Hotel Balneário, resgatando suas características arquitetônicas, bilheteria, salão de exposição, café e centro administrativo do Teleférico, já parte superior no Mirante do Cruzeiro, tem borboletário, bromeliário e viveiro de mudas, tudo projetado com ações de educação, proteção, preservação e conservação do local.
Quando colocado em funcionamento o teleférico tem capacidade prevista para transportar 660 pessoas por hora. Geração de emprego e renda com o turismo sendo fomentado na Região.
Silva Neto










Comentários