Escolas públicas municipais destruídas, paredes rachadas, teto desabando, piso afundando, banheiros quebrados, rede elétrica comprometida, frota de transporte escolar com muitos problemas, dinheiro do PDDE não aplicado corretamente, contrato no valor de R$ 3 mil ano por cada escola pública municipal para serviço de dedetização em ano de pandemia com as escolas fechadas, escolas que recebem prêmio nota 10 na gestão passada inadimplentes com o ministério, escolas novas da gestão anterior com vários problemas de infraestrutura, e outras situações negativas em termos de funcionamento escolar, esse foi o quadro geral das escolas públicas municipais de Barbalha apresentado com imagens que não deixam dúvida a questionamento como a gestão municipal Guilherme e Vevé recebeu a rede municipal de educação de Barbalha da administração municipal anterior.
A Secretária, Jussara, disse na Câmara Municipal, que a recuperação das escolas vai levar tempo e é preciso parceria com o governo estadual, o município sozinho não recursos disponíveis para recuperar a maioria das escolas municipais de Barbalha.
Sobre recursos do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, a senhora secretária de Educação de Barbalha, disse que os recursos recebidos não foram aplicados como determina o órgão federal, o secretário adjunto da pasta, João Paulo contribuiu com mais informações.
A respeito da frota de 16 ônibus da secretaria de educação, Jussara, via imagens mostrou como recebeu os veículos com problemas internos e também externos, o governo municipal se empenhou o quanto foi possível e os ônibus já foram recuperados para garantir o retorno às aulas com segurança e conforto para a nossa classe estudantil, comentou a secretária.
Indagada pelos vereadores sobre o retornou as aulas, Jussara Luna, informou que a secretaria constituiu um núcleo de educadores que está construindo todo o plano de ação para o retorno as aulas com toda segurança para a classe estudantil.
Pra finalizar, Jussara, pediu apoio aos senhores vereadores, citando que a educação é dever de todos nós, agradeceu aos senhores vereadores, e disse que está a inteira disposição para prestar informações, para ouvir sugestões e opiniões para melhorar cada vez mais a classe escolar de Barbalha.
Jussara Luna, afirmou que vai entregar a Câmara um relatório de toda a situação das escolas de Barbalha deixada pela gestão anterior.
Silva Neto