Cruzeiro reativa interesse em Daniel Guedes, do Santos, mas pandemia e doping são entraves

O contato cruzeirense foi feito antes do início da pandemia e da confirmação do nome de Enderson Moreira

Daniel Guedes defendeu o Goiás por empréstimo — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.

Raposa precisa aguardar julgamento do lateral direito, suspenso preventivamente, em setembro do ano passado, por doping; iniciadas antes de pandemia, conversas estão paralisadas

Por Gabriel Duarte — de Belo Horizonte

Outro nome na lista de laterais direitos na mira do Cruzeiro é Daniel Guedes, que pertence ao Santos. As conversas entre os clubes foram iniciadas antes mesmo da pandemia do novo coronavírus e da paralisação do futebol brasileiro. Mas, justamente porque a bola parou de rolar, estão travadas neste momento. A negociação ocorreria por empréstimo, segundo apuração do GloboEsporte.com.

O contato cruzeirense foi feito antes do início da pandemia e da confirmação do nome de Enderson Moreira. O treinador, entretanto, gosta do jogador de 26 anos, que tem contrato com o Santos até julho de 2022. O nome foi revelado pela Rádio Itatiaia e confirmado pela reportagem, que apurou os detalhes de uma possível negociação.

Mas, para poder trazer e utilizar Daniel Guedes, o Cruzeiro ainda precisa esperar a liberação do jogador. É porque o lateral, em setembro do ano passado, foi suspenso preventivamente por doping e não tem prazo certo para voltar aos gramados, já que aguarda julgamento.

No início do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando atuava pelo Goiás, Daniel Guedes foi flagrado pelo uso da substância higenamina na derrota esmeraldina por 1 a 0 para o CSA, no dia 27 de maio. O lateral teve seu nome incluído na lista de atletas suspensos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

A higenamina é encontrada, geralmente, em suplementos e acelera o metabolismo. Quando notificado, Daniel Guedes solicitou contraprova, mas o segundo exame também apontou a presença da substância. Enquanto não era suspenso preventivamente, o lateral continuou atuando pelo Goiás. Disputou 15 partidas no Brasileirão 2019.

Daniel Guedes é interesse antigo do Cruzeiro. Entre o final de 2018 e o início de 2019, o clube mineiro consultou a situação do jogador junto ao Santos, mas a conversa não evoluiu e foi dada como encerrada naquele momento. O jogador chegaria para disputar posição com Edilson.

Outros nomes que trabalharam com Enderson Moreira nos últimos anos estão descartados neste momento. É o caso de Nino Paraíba, Norberto, Samuel Xavier e Bruno.

https://globoesporte.globo.com/mg/futebol/noticia/cruzeiro