A Direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha programou para o dia 27 deste mês de março uma “Roda de conversa” alusiva ao Dia Internacional com o tema: “Enfrentamento da violência contra as mulheres e o reflexo do patriarcado na vida delas”, tudo encaminhado e já bastante estruturado pela comissão de organização.
CANCELAMENTO
Porém, nesse momento que o Brasil está vivendo conjuntamente com o mundo uma pandemia do Covid-19 (Coronavírus), com o Ceará já ultrapassando a 10 casos positivos, com casos suspeitos na Região do Cariri, e entendendo as orientações e determinações do Governador do Estado do Ceará suspendendo todos os eventos, a Direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha de comum acordo com o seu colegiado administrativo determina a suspensão do evento “Roda de Conversa” que estava dentro da programação do mês lilás.
“Roda de Conversa” estava programado com importantes temas como:
1 – Enfrentamento à violência contra a mulher;
2 – Participação politica com igualdade e autonomia;
3 – Protagonismo com paridade de gênero no Movimento Sindical;
4 – Reflexo do patriarcado na vida das mulheres,
5 – Acesso das mulheres a Previdência Social.
Dentro do tema, Acesso das mulheres a Previdência Social, o sindicato tem levantamento de dados sobre a desproporcionalidade de carga horária entre os homens e as mulheres, os dados do PENAD/IBGE 2017, apontam que a participação das mulheres rurais, acima de 16 anos, no chamado trabalho para o mercado ou “trabalho produtivo” é de, em média, 51 horas/semanais, já os homens trabalham apenas 43 horas/semanais. As mulheres rurais dedicam, em média, 27 horas por semana ao trabalho doméstico e de cuidados da família, enquanto os homens dedicam apenas 11 horas de trabalho semanais para as mesmas atividades.
A comemoração do Março Lilás, especialmente do 8 de março, simboliza a luta das mulheres por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Através desta luta buscamos romper com as barreiras impostas pelo patriarcado e o capitalismo que sustentam, no conservadorismo e no desenvolvimento que concentra a riqueza nas elites e oprime a classe trabalhadora.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Rosineide Maria da Rocha (Mana Rocha), agradece a sensibilidade dos associados entendendo o momento difícil na saúde pública com o avanço do Cornonavírus, infectando milhares de pessoas e até já com registro de morte, diante desse quadro negativo se deu então o cancelamento do evento “Roda de Conversa” do mês lilás.
Silva Neto – Fotos diariodocariri.com