André Costa
Policias do Ronda do Quarteirão desencadearam na tarde do último sábado uma operação visando o combate a falsificação e violação de direitos autorais. Os Militares atuaram em conjunto no Mercado do Pirajá (bairro Pirajá) e na tradicional Feira do Troca (bairro Romeirão), apreendendo cerca de 10 mil mídias pirateadas, o que totaliza mais de 40 mil apreensões ao longo dos primeiros quatro meses do ano.
Os CDs e DVDs falsificados estavam acondicionados em caixas espalhadas em três boxes no mercado, onde foram presos dois comerciantes em flagrante e em posse de camelôs que conseguiram fugir com a presença da polícia. A dupla foi conduzida a 20ª Delegacia de Policia juntamente com todo material apreendido.
O comandante da Operação, Capitão Guedes, ressaltou que esse tipo de apreensão é de suma importância para coibir a disseminação da criminalidade na cidade, pois, de segundo ele, “o dinheiro que circula nesse meio ilícito muitas vezes serve para abastecer a compra de entorpecentes e aquisição de armas”.
Ao longo do ano
Logo nos primeiros dias de 2013, os policiais apreenderam cerca de 10 mil mídias em posse de vendedores ambulantes e em bancas de eletrônicos, na Avenida Ailton Gomes, bairro Pirajá. Na ocasião, fora preso Edson da Silva, 25 anos, residente na Rua Duque de Caxias e os jovens de iniciais, I. H. S. de 17 anos, e D.I.C.P., 16 anos, moradores dos bairros João Cabral e Pirajá, respectivamente.
No dia 13 de Janeiro, ou seja, três dias após a primeira apreensão, um adolescente de 12 anos, de iniciais C. C. C., foi apreendido na Feira do Troca, com 12 mil CDs e DVDs falsos. Por fim, no dia 19 de Março, mais de 11 mil mídias foram retiradas das ruas, porém, ninguém foi preso.