Polícia Civil também reclama da superlotação de presos nas delegacias.
Do G1 PI
Algumas delegacias de Teresina estão sem viaturas para o trabalho diário. Em alguns casos, a documentação do veículo está atrasada. A denúncia foi feita pelos próprios policiais civis, que há cinco dias vêm fazendo um movimento para chamar a atenção do governo estadual e da sociedade para as condições precárias de trabalho.
No 4º Distrito Policial, localizado no bairro Parque Piauí, Zona Sul da capital, a única viatura está parada porque os documentos estão vencidos. Na mesma delegacia, outro problema relatado pelos agentes é a superlotação na cela. São mais de 10 presos dividindo o mesmo espaço, que está cheio de sujeira e exala mau cheiro. Por lá já foram registradas várias tentativas de fugas e os agentes deixam o trabalho de investigação para fazer o serviço de carcereiro.
Também está com veículos em situação irregular a Delegacia de Entorpecentes. Um aviso fixado na janela do veículo diz que o carro está com a documentação vencida.
“Essa é a realidade de todas as delegacias. Temos uma superlotação de presos da Justiça que deveriam estar nos presídios e estão custodiados nas delegacias. Não é dever da polícia civil fazer a custódia de presos”, disse Constantino Junior, diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi).
No Piauí são 1.650 agentes policiais para uma população de mais de 3 milhões de habitantes. Segundo o sindicato, o número de policias deveria ser o dobro do existente.
Para a especialista em Segurança Pública Dalva Macêdo, a falta de investimentos na segurança tem contribuído para o aumento da criminalidade.
“As condições mínimas de trabalho dos policiais e a falta de investimentos no setor, contribuem para o aumento da criminalidade. Por outro lado, a população que chega às delegacias e presídios não está sendo trabalhada de forma humanizada para voltar para sociedade”, disse.
Em nota, o diretor de presídios do estado Anselmo Portela, disse que o plano para a retirada dos presos das delegacias de Teresina já está sendo feito e que logo será executado. Já o Delegado Geral de Polícia Civil, James Guerra, disse que Secretaria de Segurança já está tomando providencias para entrar em acordo com os policiais civis.