Ainda foram confiscadas 3 embarcações e aplicados R$ 750 mil em multas.
Uma ação realizada nesta semana pela Polícia Federal em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na apreensão de 15,5 toneladas de tainha pescada ilegalmente na Região Sul do Rio Grande do Sul. Segundo a PF, a Operação Mar em Fúria II foi realizada entre segunda (21) e quinta-feira (24) entre a Barra de Rio Grande e São José do Norte e no mar, entre Rio Grande e Mostardas, para reprimir a pesca sem a licença..
Foram fiscalizados 48 embarcações e 150 veículos. Além do pescado, a polícia apreendeu três taineiras – embarcações usadas na pesca da tainha – e aplicou multas cujo valor total chega a R$ 750 mil.
Na operação, foram utilizadas três embarcações da polícia, uma lancha e um helicóptero do Ibama. Segundo a PF, foram abordados barcos pesqueiros de grande porte que atuavam a 17 milhas da costa. Por terra, barreiras foram montadas na rodovia entre a Estação Ecológica do Taim (ESEC Taim), uma das principais reservas do estado, e a fronteira com o Uruguai.
A operação totalizou 48 horas na água e cinco horas de voo, como parte de um cronograma de ações conjuntas realizadas por PF e Ibama. A Operação Mar em Fúria I foi deflagrada entre os dias 5 e 8 de março deste ano, resultando na apreensão de três toneladas de camarão.