Mandela tem alta de hospital, diz governo da África do Sul

Ele estava internado desde o dia 27 de março.

Da Reuters

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, recebeu alta neste sábado (6) após ficar nove dias internado para tratar uma pneumonia, informou a presidência da África do Sul.

"Ele recebeu alta do hospital hoje, 6 de abril, após uma melhora gradual e constante em sua condição geral", diz o comunicado.

A decisão de enviar Mandela, de 94 anos, para casa, provavelmente sua residência em Johannesburgo, foi tomada "por uma melhora constante e gradual de seu estado geral", afirma a nota da presidência.

O presidente Jacob Zuma agradeceu aos "médicos e a todos os sul-africanos e amigos da África do Sul pelo apoio".

Na noite de quinta-feira (4), a mulher de Mandela, Graça Machel, já havia afirmado que o líder sul-africano passava bem. "Está no hospital simplesmente porque os médicos querem estar absolutamente seguros que está suficientemente sólido para retornar a sua casa e que não terá outra recaída", afirmou a esposa de Mandela, ícone da luta contra o apartheid na África do Sul.

Mandela foi hospitalizado em 27 de março. Esta é sua terceira internação desde dezembro.

Visita do presidente
Nelson Mandela recebeu também na quinta-feira (4) no hospital a visita do atual líder do país, Jacob Zuma, que disse que o herói da luta contra o apartheid está tendo uma "melhora contínua" sob o tratamento para pneumonia.

"Madiba está estável e somos gratos que ele esteja respondendo bem ao tratamento e esteja muito melhor", disse Zuma, referindo-se a Mandela pelo nome de seu clã.

No início de março dese ano, o ex-presidente sul-africano foi hospitalizado por 24 horas, e o governo informou, na ocasião, que Mandela tinha sido internado para uma bateria de exames rotineira. Em dezembro, porém, ele permaneceu 18 dias hospitalizado por causa de uma infecção pulmonar.