No IPA, em São Bento do Una, PE, são distribuídas 100 toneladas por dia.
Através de um programa do Governo de Pernambuco, agricultures do interior estão recebendo doações de cana-de-açúcar em vários pontos de distribuição, ao longo do estado. A medida visa diminuir os impactos da estiagem prolongada que atinge o Agreste e o Sertão, dificultando a alimentação do rebanho da região. Os pecuaristas do interior recebem ajuda da cana para poder passar sem problemas pelo período de estiagem. "Tenho cinquenta anos e nunca vi seca igual a essa. É de fazer chorar", declara o agricultor Paulo Erivan.
Na estação experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em São Bento do Una, a 215 quilômetros do Recife, são distribuídas pelo menos 100 toneladas de cana-de-açúcar diariamente. Cada cidade tem seu dia de receber o produto. "Criamos este programa de distribuição para os municípios e cada um tem o dia certo, para que não haja tumulto nem problemas com filas. Aqui, a pessoa chega e recebe a cana no ato", detalha o supervisor do IPA, Leonardo Fernandes Alencar. O instituto estima que sejam beneficiados 100 produtores por semana no município e em seis outras cidades atendidas.
A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária vem instalando cada vez mais pontos para facilitar a vida dos agricultores. Agora eles não precisam fazer grandes deslocamentos para receber a colaboração do governo. Jeferson da Silva, por exemplo, não precisa mais viajar três horas até Quipapá para buscar o produto. "Melhorou 100%. Tínhamos muita dificuldade para chegar lá e ainda enfrentar uma fila de caminhões. Melhorou bastante", afirma o agricultor.
De acordo com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do estado, Ranílson Ramos, mais dois pólos de distribuição serão inaugurados e estarão funcionando na próxima semana em Pesqueira e Bom Conselho, no Agreste. Os polos já existentes ficam nos municípios de Caruaru, Garanhuns, São Bento do Una, Surubim, Itaíba (Agreste) e Arcoverde (Sertão).