Artesãos se profissionalizam

Limoeiro do Norte Desde que os artesãos da Associação Zé Pequeno de Artesanato (AZPN), neste município, participaram do curso de profissionalização de sua arte, através do Sebrae, um leque de novas oportunidades se abriu para um trabalho até então pouco valorizado. As encomendas atendem a todos os tipos de evento como aniversários, casamentos e festas. As peças dos artesãos também são levadas para exposições, onde ganham outras regiões.

O município já possui uma tradição nas produções artesanais de peças para decoração. A associação atua desde 2006 na organização dos pequenos artesãos locais. Através de consultoria e curso do Sebrae, que tiveram início no 1º semestre do ano passado, a AZPN lançou sua primeira coleção em dezembro de 2012.

Intitulada Eulimão, a coleção conta com peças dos mais variados tipos, utilizando como matéria prima a fita, o crochê, fibra de bananeira (incorporado à produção através de um curso do Sebrae), madeira, entre outras.

De acordo com a presidente da AZPN, Neide Dias, houve um interesse maior por parte dos artesão em continuar com o trabalho. Atualmente, a associação possui cerca de 20 artesãos que atuam nas próprias casas na confecção das peças.

Segundo a artesã Virgínia Santiago, a capacitação melhorou a qualidade do seu trabalho. Ela produz peças como caixas de madeira para decoração, lembrancinhas de biscuit e crochê. Do artesanato, retira a renda da casa, que mantém com a filha e a tia.

“Através da associação temos recebido muitas encomendas de várias peças. As caixas para decoração custam em média de R$ 5 a R$ 50, dependendo do tamanho e tem uma renda boa. Consigo ganhar em média um salário por mês e quando temos muita produção nossa renda aumenta”, comenta. Neide afirma que os artesão sentem-se mais valorizados com o trabalho, muitos deles têm essa produção como o principal sustento da famílias, além de fazer bem para eles.

Sebrae apoia

“Esse foi o primeiro trabalho, iniciando com a etapa de estudos e capacitação até a produção do material de divulgação, que o Sebrae realizou na região”, afirmou a analista Euzileide Sousa.

De acordo com a artesã Rita Oliveira, houve uma valorização do trabalho dos artesãos da associação. “Logo após o lançamento da primeira coleção, recebemos encomenda para fazer cestas de pão para um restaurante e isso estimula nosso trabalho”, afirma. Em abril, o grupo passará por uma nova capacitação para o lançamento de mais uma coleção, que será exposta em stands em vários estados.

Mais informações:

Enlaços de Limoeiro
Associação Zé Pequeno do Artesanato (AZPA)
e-mail: azpa_12@hotmail.com
Telefone: (85) 9655.1012

Ellen Freitas
Colaboradora