APITO INICIAL - Longa escalada coral

Sem Ceará e Fortaleza, que entram só na 2ª Fase do Estadual, o Ferroviário é a principal atração da fase classificatória. O pontapé inicial do campeonato e do time coral será hoje, às 16 horas, contra o Crato, no Presidente Vargas, com transmissão ao vivo da TV Diário e da TV DN.

Mesmo sem o brilho de outras décadas, quando disputava palmo a palmo com os dois grandes da Capital, o time coral, hoje assolado por uma grave crise financeira e tendo fugido da degola ano passado apenas no tapetão, atrai olhares curiosos, que se perguntam sobre o desempenho do clube em 2013.

Sob o comando de uma nova diretoria, o Ferrão aposta em uma fórmula que já rendeu títulos: revelar jogadores. Garimpando jovens promessas, o técnico Gilson Maciel, que começou a montar o time ainda em julho do ano passado, para a Copa Fares Lopes, disputada com o sub-20, agora tem o apoio do coordenador técnico Armando Desessards e confia no trabalho.

"Apostamos no trabalho que foi iniciado há cinco meses e agora chegou a estreia. É nossa prova de fogo. Não foi fácil formar o time, mesclando jogadores do sub-20 e reforços, mas estamos no caminho certo. O campeonato é difícil para uma equipe jovem, mas todos honrarão a camisa. Toda estreia é dura, o Crato é uma boa equipe, mas o time tem tudo para estrear bem e fazer um bom torneio", diz.

O Ferrão terá um elenco barato, com folha salarial baixa até para os padrões do futebol cearense: 40 mil reais. Para o diretor de futebol do clube, Evandro Ferreira Gomes, o Ferrão fará um campeonato digno. "Os corais verão o Ferroviário com uma cara nova. Faremos um campeonato digno. Para quem tem a lembrança do campeonato de 2012, verá um time bem diferente", promete.

Ainda que tenha contratado jovens jogadores de fora, principalmente do Sul do País, onde Armando Desessards tem contatos, 15 jogadores do elenco coral são cearenses, todos jovens promessas com média de idade de 20 anos. "O clube sempre revelou grandes jogadores. Como esta nova diretoria está praticamente soerguendo o clube, com muitas dificuldades financeiras, tivemos de trabalhar com a garotada e confiamos no Armando e no Gilson para lapidar estes garotos", declara o vice-presidente Edmílson Júnior.

Além dos cearenses e jovens jogadores, o Ferrão contratou dez jogadores, para dar mais experiência ao jovem elenco. O goleiro Fernando Júnior, de 23 anos, o zagueiro Fábio Souza, de 21, o volante Vagno, de 24, e os meias Juninho Botelho, 23, e Kleyton, 25, além do atacante Giancarlo, de 23, que foi o maior destaque do clube nos jogos amistosos da pré-temporada.

Crato

Já o Crato, que enfrenta problemas financeiros para contratar reforços, confia na experiência dos poucos atletas remanescentes da temporada passada, tais como, Da Silva. "Temos de lembrar que os jogadores que ficaram também têm qualidade e de todo jeito teríamos de diminuir a folha salarial", pondera o presidente Hermano Teles.