Por O Globo, The New York Times e agências internacionais — Los Angeles - 09/01/2025
Moradores em fuga lotam o Sunset Tower Hotel, ponto badalado de Hollywood — Foto: AFP | Reprodução/Google
Ponto badalado de Hollywood, o Sunset Tower Hotel viveu uma cena diferente na noite desta quarta-feira. O local — assim como o Beverly Hills Hotel, a 4,8 km de distância — estava lotado de moradores que fugiram dos bairros de Palisades, Brentwood e Laurel Canyon devido aos incêndios florestais que atingem o sul da Califórnia, destruindo mansões e casas mais simples.
Há cerca de duas décadas, o Sunset Tower Hotel, em West Hollywood, tem sido o epicentro das conexões e negociações da indústria do entretenimento. Frequentadores regulares de seu restaurante e bar incluem a atriz Jennifer Aniston, o magnata Jeff Bezos e o designer e diretor de cinema Tom Ford.
Centenas de bombeiros lutam contra as chamas, intensificadas por fortes rajadas de vento, que se agravaram durante a noite no sul da Califórnia. Mais de 50 mil pessoas estão sob ordem de evacuação apenas no condado de Los Angeles.
— Juntos, esses incêndios estão levando os serviços de emergência ao limite — disse Kristin Cowley, do departamento de bombeiros da cidade, acrescentando que há vários civis feridos, além de bombeiros. Mais de 300 mil moradores do sul da Califórnia estavam sem energia.
Mortes foram registradas no incêndio Eaton, em Altadena, onde as chamas queimaram quase 4.300 hectares.
"Havíamos reportado mais cedo duas mortes. Infelizmente, elas aumentaram para cinco à medida que avançamos na área", informou o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, à rádio KNX.
O comandante dos bombeiros de Pasadena, Chad Augustín, informou que sua equipe passou a noite "retirando pessoas de prédios em chamas, ruas e veículos. O número de mortos seria bem maior sem os seus "atos heroicos", segundo ele.
— Tivemos 22 horas brutais em Pasadena — disse em entrevista coletiva o funcionário da Prefeitura Miguel Márquez. — [Os bombeiros] Se depararam com escuridão, fogo e ventos de 129 km/h.
Imagens de satélite mostram destruição
Imagens de satélite mostram a extensão dos efeitos destrutivos dos incêndios florestais que devastavam comunidades inteiras no entorno de Los Angeles, deixando cinco mortos e obrigando dezenas de milhares de pessoas a abandonar suas casas. As tomadas, registradas por equipamentos da Maxar Technologies, expõem o "antes e depois" de áreas da cidade, hoje com "aspecto apocalíptico", cobertas por nuvens cinzas e alaranjadas.
Uma das imagens divulgadas pela Maxar Technologies mostram como era uma região do bairro de Altadena, subúrbio vizinho à cidade de Pasadena, em 6 de janeiro, antes da expansão do incêndio Eaton, e como estava nesta quarta-feira, dia 8, essa mesma área ao norte de Los Angeles.
Imagens de satélite mostram como casas e outros imóveis da East Altadena Drive, no mesmo bairro, foram afetadas por vários focos de incêndio e cobertas por uma nuvem de fumaça. As tomadas também exibem o cenário de 6 a 8 de janeiro.
Outra região afetada foi a Pacific Coast Highway, um trecho da maior estrada costeira da Califórnia, que liga as localidades de Dana Point e Leggett e passa por áreas como Santa Mônica e Malibu. Imagens de satélite registradas em 20 de outubro de 2024 e 8 de janeiro de 2025 mostram a destruição causada pelo incêndio Palisades na orla de Malibu, perto do parque Tuna Canyon.
William Gonzales deixou sua casa em Altadena durante a madrugada e retornou horas mais tarde, para ver o que restou do seu lar.
Jesse Banks, outro morador da comunidade, conseguiu escapar das chamas, mas, até a tarde desta quarta, não havia conseguido encontrar seu filho, que também fugiu do fogo.
— Moro nesta área há 20 anos e já tínhamos visto incêndios nas montanhas, mas nada assim — afirmou.
No limite
Vários incêndios tiveram início no entorno de Los Angeles nas últimas 24 horas. Três deles estavam fora de controle e causavam grandes estragos.
O primeiro deles começou na manhã de terça-feira, em Pacific Palisades, um subúrbio de Los Angeles cobiçado por celebridades e estrelas de Hollywood. As chamas consumiram mais de mil estruturas e cerca de 6.390 hectares, informaram autoridades.
A força dos incêndios simultâneos desafia até mesmo o abastecimento de água da cidade. Muitos hidrantes secaram durante o enfrentamento das chamas, e o Serviço de Água e Eletricidade de Los Angeles pediu aos cidadãos que economizassem o recurso.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/01/09/incendios-em-los-angeles-moradores-em-fuga-lotam-o-sunset-tower-hotel-ponto-badalado-de-hollywood.ghtml