No pátio interno da Escola de Saberes de Barbalha, sábado (16), aconteceu o 24º Tributo a Luiz Gonzaga, pela passagem da data de nascimento de 112 anos, um homem de grande legado para a cultura musical brasileira.
A Sociedade dos Poetas de Barbalha sob a presidência da poetisa e embaixatriz gonzaguiana barbalhense, Lindicassia Nascimento, com parceria de outras instituições e apoio de amigos, fez acontecer uma programação rica com os amantes da cultura popular reunindo sanfoneiros, poetas, repentista, cirandeiras e amantes da carreira do artista Rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento. As Cirandeiras se apresentaram sob a batuta da poetisa Lindicassia Nascimento.
A festa gonzaguiana foi realizada paralelamente com a Feira da Agricultura Familiar de Barbalha, alegria estava no ar, no sorriso e na felicidade de todos presentes, sem sombra de dúvida uma festança recheada de muito forró, artesanato e comidas típicas preparadas pelas guerreiras mulheres da agricultura familiar de Barbalha.
Em meio a programação também se deu destaque a comenda “Título de Cultura Viva” Luiz Gonzaga, recebida pelo barbalhense, Onivaldo Porfírio “O Gonzagão da Barbalha” outorgada pela Câmara Municipal de Exu-PE.
No 24º Tributo, vários sanfoneiros usaram o espaço tocando e cantando músicas do grande e maravilhoso acervo musical de Luiz Gonzaga, Cirandeiras do núcleo de Barbalha participaram com muita alegria na sua apresentação e, o corte do bolo foi com dedicação ao aniversariante in memoriam Luiz Gonzaga.
No evento são parceiras as entidades: Sociedade dos Poetas de Barbalha (SPB), União das Associações de Barbalha (UNAB), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Associação dos Artistas e Amigos de Luiz Gonzaga e a Escola de Saberes de Barbalha, apoio de vários amigos.
A grandeza do 24º Tributo a Luiz Gonzaga, foi marcada com participação de vários segmentos da cultura popular, a Academia Cearense de Cordel esteve presente com a participação do gonzaguiano e poeta caririense, Lucivânio Correia.
Outro bom gonzaguiano presente, foi o padre Marques, pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, sacerdote soltou a voz cantando e rezou com o público presente.
Silva Neto – Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com.br