Por Ariadne Sousa 13/12/2024
Foto: Máximo Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta sexta-feira (13/12), solenidade para comemorar o Dia do Marinheiro, celebrado anualmente nesta data. Durante o evento, foram ressaltadas as contribuições dos militares para a defesa e proteção do território nacional, assim como da população brasileira.
A homenagem atendeu a requerimento da deputada Dra. Silvana (PL), que relembrou momentos da história do Brasil em que os marinheiros foram fundamentais para a manutenção da soberania do País. “O nascimento do nosso imenso Brasil de riquezas ímpares e, por demais conquistadas, se deve às grandes navegações portuguesas em tempo de conquistas e aventuras, tendo o marinheiro como protagonista novo”, disse a parlamentar.
Para Dra. Silvana, a dedicação e o compromisso dos militares continuam se fazendo relevantes e necessários nos tempos atuais. “Neste Brasil que vive momentos de expectativas e indignações, em que os mares da política e da economia parecem prever uma tempestade, o meu sentimento é que marinheiros experientes e comprometidos com um futuro grandioso para o Brasil sejam timoneiros, fortes e dispostos a não deixarem que o barco da nação brasileira naufrague sobre esse mar de escolhas”, finalizou a deputada.
Capitão dos Portos do Ceará e capitão de mar e guerra, Bruno Emilião Pinto - Foto Máximo Moura
Capitão dos Portos do Ceará e capitão de mar e guerra, Bruno Emilião Pinto destaca celebração do nascimento do Marquês de Tamandaré e trabalho dos marinheiros - Foto Máximo Moura
Falando em nome dos agraciados, o capitão dos Portos do Ceará, capitão de mar e guerra Bruno Emilião Pinto, destacou que a data celebra o trabalho de todos os marinheiros que compõem a Força, mas que, além disso, marca o nascimento do Marquês de Tamandaré. “Um dos grandes heróis da nossa nação, devemos por dever de justiça registrar o valor desse grande líder naval, exemplo de patriotismo, coragem e paixão pelo Brasil, com atuação em inúmeros conflitos externos, além de diversas revoltas internas”, declarou.
O capitão apontou que a população cearense tem uma percepção especial com relação à importância dos mares devido ao seu vasto litoral e a economia que gira ao seu redor. “Não por acaso, o Ceará foi o primeiro estado a possuir uma lei do mar, que trata da conservação e uso sustentável dos recursos marinos. Além de possuir vários municípios contando com uma lei de cultura oceânica, que dissemina aos alunos da rede pública de educação os conceitos e princípios fundamentais sobre o uso do oceano”, ressaltou o capitão Bruno Emilião Pinto.
Completam a lista de homenageados o capitão de mar e guerra Roberto Coelho Lima, capitão dos Portos do Ceará, no período de 1999 a 2001; o capitão de fragata Felipe Nazareth das Chagas, comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros; o capitão de Fragata Fernando de Azevedo Oliveira e o capitão-tenente da Reserva Militar Rodrigo Franco Cavalcante.
Na solenidade, a deputada Dra. Silvana recebeu homenagem da Capitania dos Portos do Ceará e da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará.
A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do diretor da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Alfredo Cosme Sobrinho; do presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-CE), Jamiro Dias de Oliveira Júnior, e do tenente-coronel da PM Marcus Túlio Moreira Prudêncio, coordenador de instalações da Unidade Militar de Segurança da Casa Militar do Ceará.
https://www.al.ce.gov.br/noticias/48302-marinheiros-recebem-homenagem-em-sessao-solene-na-alece