Curso beneficiou alunas de 17 municípios - Foto: Máximo Moura
Colaboradores e parceiros do programa recebem certificados - Foto Máximo Moura
Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, agradece apoios e destaca ações sociais da Alece - Foto: Dário Gabriel
Por ALECE 12/12/2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizaram, nesta quinta-feira (12/11), o encerramento das capacitações do curso “Artesãs em Bordado à Mão”, que contemplou 720 alunas, no Auditório Deputado Murilo Aguiar. O curso foi realizado graças à parceria da Alece, através do projeto Renda Gera Renda, com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), que executa os recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico do Governo Federal – Projeto Mulheres Mil, e com as prefeituras municipais envolvidas.
A líder do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destacou que a iniciativa faz a diferença na vida de muitas mulheres que são provedoras do lar e susten-tam suas famílias com o artesanato.
Em seu agradecimento, ela citou o reitor da Uece, Hildebrando dos Santos Soares, que deu a oportunidade de executar o projeto por meio de recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), fornecendo estrutura e professores, bem como a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, "que pesquisa as necessidades do nosso Estado, enxergou essa necessidade e elaborou o projeto'', afirmou.
Conforme frisou, quando assumiu a Presidência da Alece, em 2021, o deputado Evandro Leitão (PT) optou por implantar uma gestão sistêmica com um olhar para a coletividade.
''A primeira tomada de decisão foi a criação do Comitê de Responsabilidade Social, que inicialmente atendeu a população do entorno da Alece e hoje está nos 184 municípios cearenses levando projetos que transformam vidas, a exemplo do Renda Gera Renda'', pontuou.
RECONHECIMENTO
O reitor da Uece, professor Hildebrando dos Santos Soares, afirmou que a parceria com a Assembleia Legislativa foi fundamental para a concretização do curso. "A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, abraçou o projeto e nos ajudou com sua efetivação, mantendo diálogo com o Governo Federal. Ela compreende a importância de ações dessa natureza e tem uma preocupação zelosa com as mulheres cearenses'', destacou.
Cláudia Leitão, pesquisadora e consultora do campo de economia criativa, recordou que, quando foi secretária de Cultura do Estado, entre 2003 a 2006, conheceu o Ceará profundamente, explorando nossas riquezas, diversidade e capacidade de fazer com a mão.
''O artesanato brasileiro tem um grande potencial e, em 2007, o então ministro Gilberto Gil (Cultura) apresentou, em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a primeira pesquisa municipal de cultura do Brasil, demonstrando como o bordado é o que o brasileiro mais faz em termos culturais", asseverou.
HOMENAGENS
Durante o encerramento do curso, a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, realizou a entrega de certificações a algumas personalidades: o reitor da Uece, Hildebrando dos Santos Soares; o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, José Nelson Arruda; a coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual do Ceará, Eloisa Maia Vidal; o diretor do Senai Ceará e superintendente do Sesi, Paulo André Holanda; a presidente da Federação das Cooperativas e Associação dos Artesãos do Ceará, Angelice Custódio, e a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Luíza Martins. O encerramento também contou com desfile das peças produzidas durante o curso ''Artesãs em Bordado à Mão'' e exposição dos produtos.
Iniciado em maio deste ano, o curso “Artesãs em Bordado à Mão” foi encerrado em novembro e capacitou mulheres em 17 municípios do Ceará, nas artes da renda de bilro, labirinto e crochê. As alunas receberam certificação pelo Ministério da Educação (MEC) e Uece.
O público-alvo envolveu artesãs da renda; alunas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA); jovens consideradas nem-nem, ou seja, aquelas que não estudam e não trabalham, e be-neficiárias do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e do Programa de Proteção e Aten-dimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEF).
Os municípios beneficiados se situam no Litoral Leste (Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí), no Litoral Oeste (Paracuru, Paraibapa, Trairi, Amontada e Itapipoca) e no Litoral Norte (Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha).
Da Redação/com Comunicação Interna
https://www.al.ce.gov.br/noticias/48292-projeto-renda-gera-renda-encerra-capacitacoes-para-720-alunas