Em 2017, a Romaria Mariana, teve início pelo então padre Emanoel Dias Alexandre, quando reuniu os dois populares distritos barbalhenses para unir forças e fé numa caminhada que dura mais de quatro horas de percurso entre o Arajara e o Caldas.
Nesse domingo (27), a procissão saiu do Arajara por volta das cinco horas da manhã.
No trajeto entre os dois distritos, em alguns lugares cruzes foram colocadas, para que, dá saída até a chegada, na Igreja Matriz do Bom Jesus os fiéis acompanhados do Administrador da Área Pastoral Bom Jesus o padre Cícero Cladson Pereira da Silva meditassem o Santo Terço.
No percurso dois carro-andores com as imagens da Imaculada Conceição (Padroeira do Arajara) e o Bom Jesus dos Aflitos (Padroeiro do Caldas).
Na chegada, fiéis devotos das 22 comunidades do Pé de Serra barbalhense se reuniram na Igreja Matriz do Bom Jesus no Distrito do Caldas encerrando a procissão para a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Cladson, que, em 15 de agosto último completou um ano de adminis-tração da Área Pastoral Bom Jesus.
Vale lembrar que a imagem da padroeira do Arajara, Imaculada Conceição, ficará na Igreja Matriz do Bom Jesus até as proximidades dos festejos do Arajara de onde será levada em carreata para a abertura dos festejos à padroeira daquele distrito.
Por Franciano Saraiva – Apoio Carlos Saraiva.