Fortaleza se impõe, derrota Vitória e conquista terceiro triunfo seguido na Série A

Fortaleza se impõe, derrota Vitória e conquista terceiro triunfo seguido na Série A
O Fortaleza volta a campo no próximo domingo, 21, às 18h30min, para encarar o Atlético-GO

Com o resultado, o Leão segue invicto como mandante no Brasileirão com seis vitórias e três empates. No próximo domingo, recebe o Atlético-GO, novamente no Castelão 

Autor Mateus Moura  

Jogadores do Fortaleza comemoram gol no jogo Fortaleza x Vitória, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024 Crédito: Davi Rocha/Especial para O POVO 

Sem sustos, o Fortaleza dominou o Vitória na Arena Castelão e venceu o rival nordestino por 3 a 1 na noite desta quarta-feira, 17, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Breno Lo-pes, aos 24 minutos, Pochettino, aos 38, ambos no primeiro tempo, e Tinga, aos 9 da etapa final, anotaram os gols que garantiram o triunfo tricolor. Zé Hugo descontou para o time baiano. 

Com o resultado, o Leão do Pici embalou a terceira vitória seguida no Brasileirão e aumentou a invencibilidade atuando dentro de casa para nove jogos, sendo seis vitórias e três empates. Na tabela de classificação, a equipe comandada por Vojvoda chegou aos 29 pontos e se igualou ao Cruzeiro, que possui a mesma pontuação e é o atual sexto colocado pelo critério de desempate. 

O Fortaleza volta a campo no próximo domingo, 21, às 18h30min, para encarar o Atlético-GO, novamente em duelo realizado na Arena Castelão. 

Fortaleza 3x1 Vitória: o jogo

Com a bola rolando, o Fortaleza fez valer as expectativas como mandante, condição em que está invicto no Brasileirão, e não teve dificuldades para dominar o Vitória no Gigante da Boa Vista. Compacto defensivamente, o Tricolor do Pici não sofreu sustos no primeiro tempo e apostou nas transições em velocidade, sobretudo com Breno Lopes, este que foi o principal jogador da equipe cearense.

Logo aos oito minutos, pênalti para o Fortaleza. No lance, o árbitro viu toque de mão do zagueiro Wagner Leonardo e assinalou. A decisão, entretanto, foi revertida após revisão no VAR. Cinco minutos depois, Breno Lopes quase marcou em cruzamento feito por Pochettino, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Se até os 20 minutos o Leão ainda encontrava dificuldades para infiltrar na grande área do Vitória, a bola parada surgiu como uma alternativa. Aos 24, Breno Lopes, em cobrança de falta pelo lado esquerdo, chutou na direção do gol. A bola passou por Rosseto e dois defensores do Rubro-Negro antes de balançar as redes. Foi o primeiro tento de falta do atacante na carreira. 

Com a vantagem no placar, a dinâmica da partida tornou-se ainda mais favorável para o Fortale-za. Sem precisar se expor desnecessariamente, o Leão controlou as ações do jogo com tranquili-dade e ampliou a vantagem aos 38 minutos, com Pochettino e assistência de Breno Lopes – que havia acertado a trave momentos antes de servir o companheiro argentino. 

No retorno para o segundo tempo, a postura de imposição do Fortaleza não mudou. Embora o Vitória tenha tentado pressionar o Tricolor no recorte inicial, os comandados de Vojvoda lidaram bem com a situação e logo tomaram conta do jogo novamente. As esperanças do clube baiano acabaram quando Tinga, aos 9 minutos, em bonita jogada ensaiada após cobrança de falta, mar-cou o terceiro do Leão.

Sem dar brecha para o Vitória projetar uma reação, o Fortaleza administrou a boa vantagem construída e confirmou o triunfo com tranquilidade. Somente nos acréscimos da etapa final o time baiano conseguiu marcar o gol de honra com Zé Hugo. Resultado que ratifica a ótima fase do Leão no Campeonato Brasileiro e que eleva a confiança.

Fortaleza 3x1 Vitória: ficha técnica

Fortaleza

4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Felipe Jonatan; Rosseto (Pedro Augusto), Hércules (Sas-ha) e Pochettino (Machuca); Breno Lopes (Kervin Andrade), Lucero e Pikachu (Marinho). Téc: Vojvoda

Vitória

4-3-3: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves (PK); Luan Santos (Léo Naldi), Willian Oliveira e Jean Mota (Daniel Jr.); Everaldo (Osvaldo), Alerrandro (Zé Hugo) e Janderson. Téc: Carpini

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein/RS (Fifa)

Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel/RS e Luis Carlos de Franca Costa/RN

VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira/MG

Gols: Breno Lopes (24’ 1T), Pochettino (38’ 1T), Tinga (9’ 2T) e Zé Hugo (44' 2T)

Cartões amarelos: Hércules, Brítez, Titi e Lucero (Fortaleza); Luan Vinícius e Daniel Jr. (Vitória)

Público total: 24.813

Renda bruta: R$ 318.838,00

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2024/07/17/fortaleza-se-impoe-derrota-vitoria-e-conquista-terceiro-triunfo-seguido-na-serie-a.html