Com a goleada sobre o Fluminense, o Manchester City conseguiu seu primeiro título do Mundial de Clubes; veja como foi conquistado o resultado
Autor Caynã Marques
Julián Álvarez marcou o gol que iniciou a vitória do título mundial do Manchester City sobre o Fluminense Crédito: Reprodução/ Giuseppe CACACE / AFP
O Manchester City é campeão do Mundial de Clubes de 2023. O time inglês venceu o por 4 a 0 o Fluminense, e, assim como em junho, quando conquistou a Champions League, trouxe mais uma conquista inédita para seus torcedores.
Mesmo sem seus principais jogadores - Kevin De Bruyne e Erling Haaland -, Pep Guardiola conseguiu manter o dilema de equipe vencedora, e com Álvarez sendo seu principal atacante, conseguiu bater o Fluminense na final.
O clube inglês saiu na frente do placar logo aos 30 segundos de jogo com um gol do argentino Julián Álvarez, no rebote de uma bola na trave. O segundo gol ocorreu após Foden chutar a bola, e ela desviar em Nino, tirando todas as chances de Fábio.
O terceiro gol, assim como o segundo, teve participação de Phil Foden. Desta vez, o meia inglês recebeu um passe rasteiro de Álvarez dentro da área e marcou o terceiro gol do time campeão. Para fechar a goleada, Julian Alvarez marcou o último gol da partida com um forte chute.
Manchester City campeão mundial: gol mais rápido da história do torneio
O gol do argentino Julián Álvarez, que abriu o placar para o Manchester contra o Fluminense, na final do Mundial de Clubes, foi o mais rápido da história da competição.
Anteriormente, o dono do recorde era o Mohamed Ahmed, do Al-Ain. Seu gol marcado contra o Esperance, da Tunísia, aos 79 segundos de jogo no Mundial de 2018. O jogo era pela segunda fase eliminatória da competição.
Em finais, o gol mais rápido foi marcado pelo zagueiro Dante, que marcou pelo Bayern de Munique apenas seis minutos e 21 segundos na final de 2013 contra o Raja Casablanca.
Manchester City campeão mundial: paradigma quebrado
O Manchester City conseguiu se tornar o primeiro inglês a ser campeão mundial em sua primeira participação no torneio, desde que começou a ser organizado pela Fifa.
Com a conquista do título, o City conseguiu um feito que o Manchester United (2000), o Liverpool (2005) e o Chelsea (2012) não alcançaram.
Curiosamente, todos os anos em que os ingleses que foram estreantes no Mundial perderam, um brasileiro se sagrou campeão. O rival de Manchester, em 2000, viu o Corinthians ganhar a competição, assim como foi com os Blues, em 2012, e o Liverpool foi vice-campeão para o São Paulo.
Manchester City é campeão mundial: feito inédito do técnico Guardiola
Pep Guardiola venceu sua quarta edição de Mundial de Clubes e se tornou o técnico com mais conquistas do torneio. Com o feito pelo time inglês, o técnico espanhol agora tem quatro medalhas de campeão e passa à frente de Carlo Ancelotti, que atualmente tem três conquistas.
Pep Guardiola também conseguiu entrar para a história após conseguir quatro dos seus títulos em três equipes distintas. Seus dois primeiros mundiais foram conquistados pelo Barcelona, em 2009 e 2011, respectivamente.
Sucessivamente, conseguiu ser campeão pelo Bayern de Munique em 2013. Em 2023, 10 anos depois do seu último título, finalmente conseguiu o feito pelo Manchester City.
Manchester City é campeão mundial: garantido no mundial de 2025
Com a vitória do Mundial, o clube inglês já tem um ano para tentar conseguir o segundo título do mundial, em 2025. No novo modelo definido pela Fifa, o campeão da Champions League de 2023 já tem vaga garantida na nova versão do Mundial.
https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/2023/12/22/manchester-city-e-campeao-do-mundial-de-clubes.html