No último fim de semana do mês de novembro de 2023, os órgãos de Segurança Pública: Polícia, SAMU e Núcleo Regional de Perícia Forense tiveram plantões movimentados registrando 13 mortes no Cariri, sendo cinco assassinatos, sete acidentes de trânsito e uma vítima de engasgamento, os casos aconteceram nos municípios de: Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Crato, Caririaçu, Mauriti, Araripe, Altaneira e Brejo Santo.
Juazeiro do Norte – sábado (25), por volta 13hs, a senhora Francisca Braz da Silva, idosa de 81 anos, estava em casa de familiares, quando se alimentava, ficou engasgada, sendo socorrida para o Hospital da Unimed de Juazeiro, recebendo atendimentos médicos, sofreu uma parada cardiorrespiratória não resistiu e veio a óbito.
Juazeiro do Norte – sábado (25), às 16h30min, Edson Gonçalves de Melo, 43 anos de idade, morava no Bairro Limoeiro, comerciante do ramo de bebidas, foi assassinado a tiros, vítima não tinha passagem pela polícia, o trabalho de investigação pela polícia competente está sendo feita para tentar identificar os autores, que chegaram de moto, após a execução do comerciante, a dupla fugiu.
Lavras da Mangabeira – sábado (25), por volta das 21hs, Diego Furtunado da Silva, garoto de 12 anos de idade, foi vítima fatal ao ser atropelado por carro Fiat Uno, motorista de nome Kaikue de Oliveira Gonçalves, 18 anos, que, segundo populares, ele apresentava sinais de embriaguez. Populares revoltados atearam fogo no veículo no domingo.
Caririaçu – domingo (26), no amanhecer do dia por volta das 05hs, Jossielisson Gudes Bernardino, de 33 anos de idade, morava no Bairro Recreio naquela cidade, foi assassinado a tiros no “Bar de Casa” situado no Bairro “Bico da Arara”. Antes do acontecido fatal, a vítima esteve bebendo numa festa, e quando retornava para casa trafegava de moto em alta velocidade, foi perseguido dois homens, Josiellisson, adentrou no bar onde foi assassinado. Segundo as informações a vítima respondia a crimes cometidos no vizinho estado da Paraíba.
Mauriti – domingo (25), por volta das 05hs da manhã, faleceu vítima de acidente de moto, José Alencar de Figueiredo, conhecido por “Dé de Dão”, 34 anos de idade, agricultor, trafegava de moto pela CE-152, caiu da moto e morreu no local.
Juazeiro do Norte – domingo (25), pela manhã, o ciclista, Ruan Jacinto Martins, popular “Ruan Poroca” morava no Bairro Novo Juazeiro, trabalhava na bicicletaria K & A, próximo do Posto Yuri do Paredão, quando foi atropelado por um veículo que tinha como condutor, José Arthur Cruz Luna, 25 anos, reside em Missão Velha, segundo populares, acusado, apresentava sinais de embriagues, acabou sendo preso, mas, já ganhou liberdade.
Lavras da Mangabeira – domingo (25), por volta das 11:hs, na CE-230 a altura do Sítio Volta daquele município, em acidente de trânsito envolvendo uma moto e um caminhão, morreu Cícera Edna Caldas Pires, 43 anos, e seu pai, Francisco Vander Caldas, 64 anos, com vida foi socorrido para o hospital daquele município, porém não resistiu e veio a óbito. O motorista do caminhão disse que tentou evitar o acidente, mas, o condutor da moto realizou uma conversão para pegar uma estrada vicinal.
Crato – domingo (25), por volta das 18hs, Antônio Zacarias da Silva, “Toin” 37 anos, agricultor, morava no Distrito de Dom Quintino em Crato, foi executado a tiros por dois homens que chegaram numa moto e invadiram a casa cometeram o crime e fugiram em seguida. Conforme relato do setor policial, “Toin” respondia a dois procedimentos por violência doméstica.
Crato – domingo (25), por volta das 19hs, Elisângela Gonçalves de Oliveira, 39 anos de idade, morava no Bairro Zacarias Gonçalves naquele município, foi executada com 15 tiros, sem a mínima chance de vida. Para a polícia a autoria é desconhecida. Elisângela, em 2010 foi vítima de violência doméstica pelo seu companheiro Francisco Eldon da Silva.
Juazeiro do Norte – domingo (25), por volta das 19hs, no Hospital do Município de altaneira, faleceu Paulo Ricardo Tiadósio da Silva, adolescente, estudante, 13 anos, residia no centro da cidade, foi vítima fatal de acidente com moto na região do Sítio Baixio dos Bernardos, situado na zona rural de Nova Olinda.
Brejo Santo – segunda-feira por volta de 01h30min da madrugada, Jaime Ferreira dos Santos, 30 anos de idade, residia no Bairro Morro Dourado daquele município, foi assassinado a facadas nas proximidades de sua residência. Segundo relatos na esfera policial, Jaime, respondia por quatro crimes de furto, uma por violência doméstica, e foi vítima de tentativa de morte em 2022.
Silva Neto – Plantão Policial