Autor Lucas Silva
Ceará e Juventude em jogo da 38ª rodada da Série B 2023 Crédito: Gabriel Tadiotto/ECJuventude
Janderson abriu o marcador para o Alvinegro de Porangabuçu, mas Erick Farias, Jadson e Ruan marcaram para o Jaconero
O Ceará perdeu para o Juventude por 3 a 1 neste sábado, 25, no Estádio Presidente Vargas, pela 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Janderson abriu o marcador para o Alvinegro de Porangabuçu, mas Erick Farias, Jadson e Ruan marcaram para o Jaconero.
Com o resultado, o Papo conquistou o acesso à Série A em 2024, encerrando a 2ª divisão na vice-liderança, com 65 pontos. O Ceará, por sua vez, finalizou o torneio na 11ª posição, com 50.
Além do Juventude, o Atlético-GO também garantiu o acesso à elite, ao bater o Guarani em Goiânia. Os rebaixados à Série C foram: Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC.
No Estádio Presidente Vargas, as equipes protagonizaram um duelo movimentado. Necessitando da vitória para ascender de divisão, o time de Thiago Carpini iniciou pressionando o Alvinegro de Porangabuçu e logo aos 2 minutos balançou as redes, com Erick Farias, aproveitando o rebote de André Luiz na finalização de Matheus Vargas. A arbitragem, porém, assinalou impedimento do camisa 9 e anulou o gol.
O time cearense tentava impedir a ocupação de espaços do Juventude e as descidas em velocidades. A forte marcação resultou em um duelo muito faltoso, principalmente no meio-campo, durante boa parte da etapa inicial. Ao longo do primeiro tempo, foram 16 faltas marcadas.
Após encaixar a marcação, o Ceará gerou dificuldade para o time visitante, que não conseguia progredir no campo. A equipe de Mancini, por sua vez, estava armada para em velocidade abrir o marcador. Aos 16 minutos, em jogada construída pelo lado direito com Pedro Lucas e Léo Santos, a bola sobrou para Janderson, após falha de Alan Ruschel, e o camisa 77 estufou as redes de Thiago Couto.
Janderson, inclusive, foi o destaque do Alvinegro no primeiro tempo, sendo a válvula de escape e o atleta buscado pelos companheiros. O ponta-direita teve duas oportunidades, aos 26 e 29, mas desperdiçou. Bissoli, aos 35, parou no arqueiro jaconero.
O Juventude cresceu na partida na reta final, criando oportunidades claras até chegar ao gol marcado por Erick Farias, aos 41 minutos, após André Luiz falhar no arremate de Matheus Vargas. Antes, o goleiro alvinegro havia parado a finalização cara a cara de Gabriel Taliari.
No retorno para a etapa decisiva, o Papo tentava pressionar o Ceará, mas foi a equipe cearense quem criou as melhores oportunidades: aos 7, David Ricardo recebeu na área e mandou à direita de Thiago Couto.
Aos 10 minutos, um lance polêmico entre Saulo Mineiro e Luiz Gustavo resultou na expulsão do lateral-direito do Juventude, deixando a equipe gaúcha com menos um em campo no duelo mais importante do ano.
Com um a mais, o Ceará passou a pressionar o Juventude e, aos 27, Pulga foi derrubado na área por Alan Ruschel. A arbitragem assinalou pênalti, mas após checagem no VAR, retrocedeu da marcação.
A equipe gaúcha conseguiu encaixar o contra-ataque aos 34 minutos com Vini Paulista. O meio-campista acionou Jádson, que finalizou no canto de André Luiz para virar a partida. Aos 39, Mandaca cruzou e Ruan completou para garantir o Juventude na Série A em 2024.
Ceará x Juventude | Ficha Técnica
Ceará
4-3-3: André Luiz; João Vitor (Pedrinho), Luiz Otávio, David Ricardo (Nicolas) e Paulo Victor; Léo Santos (Zé Ricardo), Pedro Lucas (Chyrstian Barletta) e Jean Carlos; Janderson, Erick Pulga e Guilherme Bissoli (Saulo Mineiro). Técnico: Vagner Mancini.
Juventude
4-4-2: Thiago Couto; Luiz Gustavo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Dani Bolt (Ruan), Jádson (Kady), Matheus Vargas (Mandaca) e Vini Paulista (Emerson Santos); Gabriel Taliari e Erick Farias (Reginaldo). Técnico: Thiago Carpini.
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 25/11/2023 (sábado)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Luis Carlos de Franca Costa (RN) e Jean Marcio dos Santos (RN)
Quarto Árbitro: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho (RN)
Árbitro de Vídeo (VAR): Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gols: Janderson (16'1°T), Erick Farias (41'1°T), Jadson (34'2°T) e Ruan (39'2°T)
Cartões amarelos: Guilherme Bissoli, Janderson, André Luiz, Jean Carlos e Saulo Mineiro (Ceará) | Luiz Gustavo, Jádson e Thiago Carpini (Juventude)
Cartões vermelhos: Luiz Gustavo (Juventude)
https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/ceara/2023/11/25/de-virada-ceara-perde-para-juventude-no-pv-e-time-gaucho-conquista-acesso-a-serie-a.html