Autor Carlos Holanda
 FERNANDO Santana deverá comandar CPI Crédito: Samuel Setubal
Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT) afirmou ao O POVO nesta segunda-feira, 20, que fica "pessoalmente feliz" com a possibilidade de o senador Cid Gomes, ainda no PDT, desembarcar no Partido dos Trabalhadores (PT). Ele ressalva, entretanto, que não participou de nenhuma conversa com este fim. Cid deve conversar sobre o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias.
"O que eu estou escutando é pela imprensa, mas a minha posição pessoal sobre o assunto é que, se o senador Cid Gomes vier para Partido dos Trabalhadores, eu ficarei pessoalmente muito feliz, porque é um homem de luta, de história, por onde passou trabalhou muito pela população, sobretudo quando governador do estado do Ceará", avaliou Santana, uma das principais lideranças petistas do Cariri cearense.
O senador Cid Gomes (de saída do PDT) afirmou que irá pedir para conversar com Lula sobre uma possível ida para PT e agradeceu os convites de filiação ao partido.
Questionado sobre a possibilidade, Cid disse que se sente agradecido e que procurará o presidente. "Eu vou pedir. Vou pedir pra falar com ele (Lula), ele que resolve. A decisão não será tomada por mim, será tomada por um coletivo de forma pensada, refletida, analisada", disse Cid nesta segunda-feira, 20.
O ministro Camilo Santana (Educação), de quem Fernando é aliado, além de concunhado, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o deu aval para realizar o convite. "Eu estive com o presidente Lula essa semana e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid, que as portas do partido estão abertas caso ele queira se filiar ao PT", afirmou o ministro nessa sexta-feira, 17, na inauguração da segundaetapa da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, do Sistema Fecomércio, no Centro.
Caso Cid não se filie ao PT, mas a um partido de centro-esquerda da aliança do governador Elmano de Freitas, Fernando disse que também será motivo de satisfação. "Sei que ele vai ser bem acolhido e vai fazer um grande trabalho. Irá liderar processos como ele sempre liderou."
Após idas e vindas judiciais envolvendo o comando do PDT no Ceará, a situação de Cid Gomes na legenda trabalhista é insustentável. Aliados e adversários do ex-governador do Ceará dão como certa a sua saída. O PSB de Eudoro Santana, pai de Camilo, e o Podemos do prefeito Bismarck Maia (Aracati), são cotados como possibilidades partidárias para Cid e seu grupo.
https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2023/11/20/fernando-santana-torce-por-cid-no-pt-homem-de-luta.html