Tricolor foi derrotado pelos mineiros em jogo atrasado da 30ª rodada da Série A. Resultado mantém a equipe no 12º lugar, com 43 pontos
Autor Esaú Souza
Crédito: FERNANDA BARROS
O Fortaleza perdeu para o Cruzeiro-MG por 1 a 0 na noite deste sábado, 18, na Arena Castelão, em jogo atrasado da 30ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Leão chegou a oito jogos sem triunfos, o que não acontecia desde 2021, antes de Vojvoda assumir o comando. O tento do embate foi anotado pelo atacante Bruno Rodrigues, na etapa final.
O placar manteve o Tricolor no 12º lugar no certame, tendo 43 pontos. Assim, a distância para a zona de rebaixamento é de cinco. O clube que abre o Z4 é o Bahia-BA, com 38 pontos. O Cruzeiro, depois da vitória, deixou a zona e subiu para a 16ª posição.
O jogo
A partida deste sábado reuniu dois times pressionados pela necessidade de um resultado positivo. A primeira chance veio nos minutos iniciais, com Lucero. O atacante recebeu pela esquerda, cortou para o meio e concluiu, mas Rafael Cabral defendeu. Os mandantes buscavam passes rápidos para chegar ao ataque, o que causou impedimentos - foram cinco do Leão só na etapa inicial.
Outra oportunidade surgiu com Yago Pikachu, que pegou sobra pela esquerda, finalizou e viu o arqueiro adversário rebater para escanteio. Em seguida, Tinga tocou de cabeça, Machuca arrancou e balançou as redes, mas o lance foi anulado por impedimento.
O clube do Pici continuou na pressão contra os mineiros. Lucero aproveitou rebote na área e Rafael Cabral fez a defesa. O Cruzeiro, em estratégia reativa, chegou à frente após jogada entre Nikão e William, mas o lateral não finalizou e também não encontrou ninguém na área.
Nos primeiros instantes do segundo tempo, o Fortaleza rondou a área da Raposa e Lucero chutou nas mãos de Rafael Cabral. Na sequência, Calebe concluiu e o arqueiro defendeu. O Cruzeiro tentou levar perigo com Bruno Rodrigues, que emendou uma bicicleta e mandou para fora.
Buscando o resultado positivo, Vojvoda promoveu as entradas de Pochettino, Thiago Galhardo e, depois, Marinho. Mesmo assim, quem abriu o placar foi o time visitante. Ian Lucas cruzou e Bruno Rodrigues balançou as redes. O tento foi anulado inicialmente, mas o VAR validou o lance traçando as linhas.
O Tricolor, então, se jogou ao ataque para tentar a igualdade no marcador, o que deu espaço para a Raposa, dona da segunda melhor defesa do campeonato. Em escanteio cobrado por Marinho, Tinga subiu e cabeceou para fora.
Em meio aos protestos da torcida, o Fortaleza insistiu até o apito final cruzando a bola na área, sem sucesso. Assim, a sequência sem triunfos agora é de oito jogos: sete pelo Brasileirão e um na final da Copa Sul-Americana.
O próximo duelo do Leão será na quinta-feira, 23, no Castelão, contra o Botafogo-RJ. Esta é outra partida atrasada, válida pela 29ª rodada. Os cariocas ocupam a vice-liderança da Série A, somando 60 pontos.
https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2023/11/18/fortaleza-perde-para-o-cruzeiro-no-castelao-e-chega-a-oito-jogos-sem-vencer.html