Em março de 2021, a Prefeitura Municipal de Barbalha, por meio da Secretaria de Educação, aderiu a essa iniciativa que, desde então, vem transformando a realidade educacional do município. Em 2020, havia 757 alunos fora da escola; hoje, esse número reduziu drasticamente para 34, demonstrando uma diminuição expressiva na evasão escolar.
A Busca Ativa, uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica fornecida gratuitamente para Estados e Municípios pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância- UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, visa identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono.
Ao implantar esse sistema nas escolas da rede municipal, a Secretaria de Educação tem conseguido desenvolver projetos com base em dados concretos. Isso possibilita o planejamento, desenvolvimento e programação de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A Busca Ativa envolve representantes de diversas áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura, fortalecendo assim a rede de proteção.
Atualmente, o sistema é coordenado por Adriana De Moura Santos, Gestora Política, Maria Ilania Granjeiro, Coordenadora Operacional e Técnicos Verificadores, que acompanham 42 escolas. Esses profissionais estão comprometidos com os estudantes, traçando estratégias que promovam reflexões e debates contínuos sobre as causas da exclusão escolar e o contexto do município. Além disso, eles estão mapeando órgãos públicos e organizações da sociedade civil para participar do plano, tanto na sua execução quanto no apoio às ações.
https://barbalha.ce.gov.br/2023/11/14/busca-ativa-tem-impactado-significativamente-a-frequencia-escolar-em-barbalha/