Autor Cotidiano O POVO
Grupo com envolvimento de policiais e guarda municipal era investigado desde 2021 Crédito: Divulgação MPCE
Três policiais militares e um agente da guarda municipal foram presos na manhã desta terça-feira, 14, em Fortaleza. Eles são suspeitos de praticarem diversos crimes, como extorsão, homicídios, comércio irregular de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro. As informações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGD), localizada no bairro Cambeba, em Fortaleza.
As investigações, que resultaram nas prisões, começaram ainda em 2021 a partir de um relatório da Coordenadora de Inteligência da Polícia Civil (Coin). O documento narrava um suposto esquema que envolvia o uso indevido de sistemas policiais por agentes de segurança.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), então, recebeu uma denúncia anônima sobre a existência de um grupo criminoso na periferia de Fortaleza que, supostamente, seria formado por policiais militares. A organização atuava, principalmente, na Barra do Ceará.
O Gaeco, além disso, recebeu materiais com provas da participação do grupo em casos de homicídio. Com base nos dados recebidos, o Gaeco ofereceu uma denúncia em setembro de 2023 contra 11 pessoas. A denúncia foi recebida pelo Poder Judiciário, que também deferiu todas as medidas cautelares requeridas pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE)
As detenções fazem parte da Operação Interitus, que tem como objetivo cumprir 11 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O cumprimento dos mandados contou com o apoio de 70 agentes e 23 viaturas da Polícia Militar.
https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2023/11/14/ce-tres-pms-e-um-guarda-municipal-sao-presos-suspeitos-de-envolvimento-com-crimes.html