De olho nos consumidores que antecipam as compras de fim de ano, alguns bancos anunciaram para este mês taxas de juro mais baixas no crédito rotativo do cartão Os primeiros a anunciar a novidade foram os bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, seguidos pelo Bradesco.
A pesquisa mais recente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) sobre os juros indica que o consumidor já sente os primeiros efeitos, ainda que tímidos, dessas decisões dos bancos. Uma sinalização de possíveis quedas mais significativas nos próximos meses.
Recuo da taxa média
A taxa média corrente no mercado, que atravessou um período de quase três anos acomodada em 10,69% ao mês, recuou para 10,41% ao mês em setembro. Na Caixa, a taxa de juro cobrada de quem rola a dívida com o cartão varia de 2,85% ao mês, para a categoria mais básica, a 3,97%, na categoria Black/Infinite. Essas taxas são válidas até 31 de dezembro de 2012.
O Banco do Brasil trabalha com três níveis de taxas de juro no crédito rotativo: 2,88% ao mês para clientes do pacote Bompratodos, 4,70% ao mês para os que recebem salário pelo banco e 5,70% ao mês, como taxa máxima, para os demais clientes.