Por Lucyenne Landim
Aloizio Mercante, Geraldo Alckmin e Gleisi Hoffmann estiveram no Palácio do Planalto nesta quinta (3) para tratar de transição de governo — Foto: Lucyenne Landim/O TEMPO Brasília
Informação é do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que se reuniu com os ministros Ciro Nogueira e Luiz Ramos, do governo Bolsonaro, nesta quinta (3)
A equipe que irá compor a transição para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será nomeada e começará os trabalhos na próxima segunda-feira (7). A informação foi confirmada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que coordena a transição na mudança de governo. De acordo com ele, a divulgação da equipe será feita depois de uma reunião com Lula na volta do período de descanso do petista, que deve ir até domingo (6).
Serão nomeadas 50 pessoas além do cargo de coordenação correspondente ao vice-presidente eleito. Alckmin não descartou a presença de nomes que compõem o espaço de centro político, meio que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) buscou apoio para a campanha de reeleição malsucedida. Ele informou ainda que a equipe será composta após conversas da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, com outros dirigentes partidários que apoiaram a chapa Lula-Alckmin em algum momento da campanha eleitoral.
"Todo o fluxo e informações foi conversado, nós vamos encaminhá-las todas para o ministro Ciro Nogueira, para a Casa Civil, e a comissão instalada, com o objetivo da transparência, com o objetivo do planejamento, com o objetivo de continuidade dos serviços prestados para a população. Que a gente possa nesse período ter todas as informações e possamos dar continuidade aos serviços, não interrompermos, e nos preparamos para a posse no dia 1º [de janeiro]", disse Alckmin
Nesta quinta (3), Alckmin esteve no Palácio do Planalto - sede do governo federal em Brasília (DF) - para a primeira reunião com a presença de integrantes do lado de Bolsonaro. Junto a Gleisi e ao ex-ministro Aloizio Mercadante, Alckmin foi recebido pelos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Ramos.
Sem um reconhecimento claro da derrota por parte de Bolsonaro, Alckmin disse que recebeu "parabéns" pela eleição por parte de Ramos. "[Ele] cumprimentou, deu os parabéns, desejou um ótimo trabalho e se colocou à disposição nesse período de transição. Quem faz a transição é o ministro Ciro Nogueira, mas tem uma parte que ele participa", afirmou.
https://www.otempo.com.br/politica/governo/equipe-de-transicao-para-governo-lula-sera-nomeada-na-segunda-feira-1.2760877