Na manhã do último domingo (11), um incêndio causou grande preocupação na região do Distrito do Caldas, atingindo as áreas rurais entre os Sítios Santo Antônio e Bela Vista, que com as chamas de fogo debelando o que tinha pela frente, se fez necessário por prevenção a vida humana a retirada de muitas famílias residentes nas duas comunidades.
De acordo com informações de moradores o fogo foi percebido por volta das 10 horas da manhã, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para o local chegando por volta do meio dia, quando começaram os trabalhos mais acentuados com a finalidade de se debelar as chamas.
Mas, diante a alta temperatura climática deste verão, o fogo impulsionado pelo vento avançava com rapidez, os bombeiros tiveram de trabalhar por toda a tarde fazendo o percurso entre as comunidades já citadas e o Balneário do Caldas, para o reabastecimento por muitas vezes do carro-pipa.
O Corpo de Bombeiros e os moradores que somaram forças conseguiram apagar o incêndio já no final do dia, por volta das 18 horas.
É muito provável que vários animais não puderam escapar das chamas e acabaram morrendo carbonizados dentro do um raio de 8 hectares de mata nativa que foram consumidos pelo fogo.
Moradores suspeitam que o incêndio possa ter sido provocado por alguém de forma criminosa, em mais um grande prejuízo para a Chapada do Araripe, que sofre a frente da força do homem que não valoriza a natureza e o meio ambiente.
Silva Neto