Domingo 29 de maio, dia muito especial para Barbalha, começa a festa do padroeiro Santo Antônio 2022, a festa do reencontro de todas as comunidades, reencontro de visitantes, familiares e amigos, reencontro de todas as cores no folclore, reencontro de muitas manifestações populares, reencontro dos carregadores do pau da bandeira que estão ansiosos para carregar o desafiante angico com mais de 20 metros de comprimento e mais de dois mil quilos, foram dois anos de espera com pandemia covid causando sofrimento.
Mas chegou o grande e tão esperado dia do carregamento do pau da bandeira, tudo está pronto, os guardiões do mastro já estão na chamada “cama do pau” desde a meia noite, às 4 horas da manhã barbalhenses já acordados soltando fogos, às 5 horas o dia clareando e Filarmônica São José com as bandas cabaçais já fazendo a alvorada festiva, pelas ruas e avenidas o carro som tocando as músicas que são consideras hinos da festa de Santo Antônio.
Logo mais às 9 horas, na igreja matriz a celebração da missa de abertura dos festejos de Santo Antônio, que tem momentos especiais com a entrada do cortejo do pau da bandeira mirim, o ofertório com vários produtos do artesanato, do comércio, da indústria, das fontes dos verdes canaviais, e da rica agricultura que vem o nosso alimento.
Após o encerramento da missa, vem o lindo e maravilhoso cortejo folclórico com mais de 60 grupos fazendo participação e fazendo a festa ser um encanto a céu aberto pela Rua do Vidéo com o centro histórico de Barbalha, e no largo do rosário as autoridades se reúnem para a palavra do prefeito oficializando a abertura dos festejos a Santo Antônio.
E a tarde todas as atenções se voltam para o apoteótico carregamento do pau da bandeira, nobres carregadores vão trasladar um angico, madeira firme e pesada, 22 metros e mais de 2 mil quilos em desafio de 6 quilômetros de distância entre a “cama do pau” e a igreja matriz, objetivam os carregadores fazer o hasteamento e colocar a bandeira de Santo Antônio nas alturas no fim da tarde.
Grande festa do reencontro realização Prefeitura Municipal de Barbalha e Paróquia de Santo Antônio.
Santo Antônio, baluarte da sabedoria divina, que ensina com amor!
Silva Neto