Luto na medicina de Barbalha morre Dr. Napoleão Tavares Neves

Literatura, Cultura, Medicina e a Barbalha perdem um grande homem

Dr. Napoleão Tavares Neves - Foto redes sociais por amigos de Barbalha  

Na manhã deste sábado 5 de março de 2022, no Hospital São Vicente de Paulo, morreu o Dr. Napoleão Tavares Neves, filho natural de Jardim-Ce, nasceu no dia 17 de setembro de 1930, 91 anos de idade, um grande homem, um maravilhoso historiador de fatos da Região do Cariri, um extraordinário médico, fez da ciência médica um cálice bento no sacerdócio de servir o povo. 

Dr. Napoleão Tavares Neves, foi um homem que sentava na cadeira do consultório com dedicação e presteza no atendimento ao povo, um médico que seu jaleco refletia paz, suas palavras transmitiam firmeza para o paciente, seu jeito simples e paciente de ouvir os lamentos e as dores de quem o procurava na busca da saúde já davam vida nova as pessoas. O Hospital São Vicente de Paulo foi a sua principal sala da medicina, nos postos de saúde deixou história de um médico humanitário.

Literatura

Dr. Napoleão Tavares Neves, era um apaixonado por escrever, e olha, no lápis, na caneta e na antiga máquina de datilografia, fez muitas crônicas para vários jornais falados na imprensa da Região do Cariri, escreveu muitos fatos, deixa livros e histórias para a memória da cidade de Barbalha. 

Cultura

Dr. Napoleão Tavares Neves, era um homem que valorizava muito a cultura popular de Barbalha, sempre prestigiava eventos culturais, apoiava e incentivava as representações populares nos eventos, por unanimidade de uma grande assembleia de artistas populares tornou-se patrono de honra da Sociedade dos Poetas de Barbalha. 

Palestras

Dr. Napoleão Tavares Neves, era bastante requisitado para proferir palestra em diversos órgãos, em muitas instituições, com muito conhecimento suas palestras era enriquecidas de detalhes, ou melhor, era uma aula de conhecimento. 

Na vida um homem íntegro, simples, humilde, competente, excelente médico humanitário, deixa um grande legado para Barbalha, deixa um grande patrimônio cultural nos livros que guardam a história da Região do Cariri.

Dr. Napoleão Tavares Neves, aos 91 anos vai para o paraíso celestial, sua morte deixa a população barbalhense triste, mas, na outra dimensão Deus tem uma legião de anjos para recebê-lo com festa. Segundo as informações repassadas pelo companheiro colaborador Wescley Araújo, o corpo está sendo velado na Capela do Hospital São Vicente de Paulo, e neste domingo dia 6, às 09hs missa de corpo presente na Igreja do Rosário e em seguida o sepultamento em Barbalha. 

Silva Neto