Covid-19 que terminou o ano 2021 em queda de casos e mortes, no início de ano 2022 reaparece com a variante ômicron, sendo sua transmissibilidade rápida levando milhares de pessoas aos postos de saúde a procura de testes, milhares de pessoas aos hospitais e até mortes, em nível Brasil os dados de casos confirmados são assustadores, como também nesse inicio de ano o surto gripal é outro sério problema para a saúde pública.
Em Barbalha, neste mês de janeiro, três casos estão em fase de aclive, Covid-19, dengue e chikungunya, o Posto de Saúde Leão Sampaio em termo de atendimento diário está com o termômetro bastante aquecido, e muitos resultados positivos nos expedientes da manhã e a tarde.
O assunto reverberou no plenário da Câmara Municipal de Barbalha, vereadores das duas alas situação e oposição demonstraram muita preocupação, com a quantidade de registros de Covid-19, e o aumento também nos registros de dengue e chikungunya.
Sobre dengue, o vereador Rildo Teles, lembrou que a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria sua desde 2004, se faz necessário nesse momento reativar esse comitê contra a dengue para impulsionar ações preventivas em Barbalha.
Já o vereador André Feitosa, lembrou que em 2021, em Barbalha a dengue foi muito preocupante com muitos casos em todos os bairros, sendo necessário se pedir socorro ao governo do estado com pedido do deputado estadual Fernando Santana, e hoje estamos diante a mesma preocupação com muitos casos positivos pelos exames, então, quero pedir a mesa diretora da Câmara para novamente solicitar ao deputado Fernando Santana, requerer ao governador Camilo Santana a equipe de combate ao mosquito da dengue como foi no ano passado.
Imediatamente o presidente da Casa do Povo, Odair José de Matos, solicitou da assistência parlamentar providenciar no mais curto espaço de tempo à solicitação do vereador André Feitosa ao deputado e ao governo estadual.
Silva Neto