O prefeito do Crato, Samuel Alencar Araripe disse que vai sair da prefeitura em 31 de dezembro de 2012 pela mesma porta que entrou em 1º de janeiro de 2001. De cabeça erguida e com a consciência do dever cumprido nos 12 anos como gestor, quatro deles na condição de vice prefeito e secretário de educação e os oito anos restantes como prefeito do município. Confessou que tinha até 1º de dezembro para instalar o período de transição e em entendimento com seu sucessor, Ronaldo Gomes de Matos, antecipou a data para o dia 12 próximo com o objetivo de facilitar as coisas para os dois lados. Explicou Samuel que vai ser passado ao futuro prefeito tudo aquilo que ele desejar e achar necessário. Garantiu que vai entregar o município sem débitos trabalhistas porque foram pagos cinco milhões de reais em precatórios ao longo de sua gestão. “Ronaldo vai encontrar a prefeitura com todas as certidões necessárias, o que lhes credenciam a realizar convênios com os governos federal e estadual no dia 2 de janeiro, se quiser e, na mesma data, começar seu projeto de governo. O novo prefeito do Crato vai assumir com 16 milhões de reais em obras licitadas e em andamento. Vai encontrar uma prefeitura adimplente junto aos credores do município e com comprometimento da arrecadação com folha de pagamento entorno de 42 % quando o limite por lei federal pode chegar até 53 %. Vai receber uma carteira com mais de 800 milhões de reais em projetos de requalificação urbana, inclusive indicando ao prefeito onde buscar os recursos.
Sobre o abastecimento d’água no município, conforme Samuel Araripe, o sistema foi normalizado durante sua gestão, o que antes era um clamor da população que descia das partes mais altas para fazer no centro da cidade os panelaços em protesto contra a falta de água e que, segundo Samuel, na sua gestão isto não aconteceu. A Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato ( SAAEC), tendo a frente seu diretor, engenheiro Procópio da Silveira, recuperou sua credibilidade, saneou as finanças e deixou de ser cabide de emprego. “Quando assumi a prefeitura a SAAEC estava pra ser vendida por sete milhões de reais com as dívidas da empresa ficando para o município pagá-las. Hoje seu patrimônio vale 30 milhões de reais, sem nenhuma divida perante aos credores e com todos os compromissos honrados, inclusive o parcelamento que havia com o Instituto Nacional de Seguridade Social ( INSS ). Esse redimensionamento administrativo que instalamos na SAAEC nos possibilitou a promover a tarifa social para beneficiar os consumidores de baixa renda residentes em casas com até 50 metros quadrados de área construída, pagando apenas 4,50 por mês de uma conta de água que já é a mais barata da região do Cariri”, disse Samuel Araripe.
O prefeito Samuel Araripe disse também que deixará o comando da administração municipal do Crato com todas as suas contas aprovadas e com o seu nome fora da lista dos fichas sujas onde figuram mais de quatro mil nomes de políticos cearenses. Garantiu que não irá fazer oposição sistemática com a intenção de atrapalhar a gestão de Ronaldo Gomes de Matos e que os sete vereadores de sua bancada vão votar os projetos do executivo sem nenhum problema desde que estejam de conformidade com os interesses da coletividade. Acredita nas boas intenções do prefeito eleito pelo fato dele está credenciado por 60 % do eleitorado municipal que viu nele o melhor nome para administrar o Crato nos próximos quatro anos. Samuel Araripe disse também que está disposto a colaborar com o programa de governo de Ronaldo Gomes de Matos. Cariri-ce.com