Fortaleza vence Juventude por 1 a 0 e garante vaga histórica na Copa Libertadores

O gol da vitória veio dos pés de Depietri, aos 35 minutos do segundo tempo.

Autor Mateus Moura

Yago Pikachu disputa bola em duelo do Fortaleza diante do Juventude pelo Brasileirão. (foto: Fco Fontenele/O POVO)

Com o triunfo, o Tricolor do Pici está classificado, de forma antecipada, para a fase preliminar do torneio continental, fato inédito e histórico para o Leão

O Fortaleza escreveu um importante capítulo em sua história centenária na noite de hoje, 3, ao derrotar o Juventude por 1 a 0 diante de mais de 40 mil torcedores, o recorde de público do futebol cearense na atual temporada, garantindo, de forma antecipada, a classificação inédita para a fase preliminar da Copa Libertadores 2022. O gol da vitória veio dos pés de Depietri, aos 35 minutos do segundo tempo.

Com o triunfo histórico sobre os gaúchos, a equipe comandada pelo treinador Vojvoda se torna o sétimo nordestino a conquistar uma vaga na maior competição do continente e o primeiro a obter a classificação através dos pontos corridos.

Na tabela, o Leão agora soma 55 pontos e pode assegurar, no domingo, 5, a ida direta para a fase de grupos da Libertadores. Para isso acontecer, é necessário que o Fluminense-RJ, 7º colocado com 51 pontos, tropece contra o Bahia, em Salvador.

Restando dois jogos para o fim do Brasileirão, o Tricolor do Pici volta a campo na próxima segunda-feira, 6, para enfrentar o Cuiabá, às 20 horas, na Arena Pantanal, pela 37ª rodada do campeonato.

O jogo

Motivado pela festa da torcida nos momentos que antecederam o confronto, o Fortaleza começou o jogo da forma que marcou a equipe nesta temporada: intenso. Com muita movimentação no campo de ataque, o Leão tentava, de forma paciente, criar espaços na compacta defesa montada pelo treinador Jair Ventura.

A primeira lacuna encontrada pelo Tricolor do Pici aconteceu aos 13 minutos. David viu Robson bem posicionado nas costas dos zagueiros e fez um belo lançamento. O artilheiro, cara a cara com o goleiro Douglas, pegou mal na bola e desperdiçou uma das poucas chances que o Fortaleza conseguiu criar nos 45 minutos iniciais.

Com uma postura defensiva, o Juventude não abdicou da estratégia traçada e se manteve fechado, com os 11 jogadores atrás da linha da bola, situação que criou dificuldades para o setor de meio-campo do Leão. Apesar de ter a posse de bola e trocar diversos passes, a equipe comandada por Vojvoda causou pouco desconforto no Alviverde.

O escrete vermelho-azul-e-branco voltou a arrancar um suspiro dos torcedores somente aos 39 minutos, quando David, em jogada individual pela ponta direita, driblou o marcador e cruzou rasteiro para o meio da área. No lance, Michel Macedo, lateral-direito do Jaconero, tentou cortar, mas pegou errado e quase marcou gol contra.

Na volta do intervalo o Fortaleza se tornou ainda mais incisivo na busca pelo gol, acelerando o jogo na tentativa de encurralar e pressionar o Juventude dentro da grande área. A pressão surtiu efeito e, aos 13 minutos, Yago Pikachu chegou na linha de fundo e cruzou para Robson, que finalizou quase à queima roupa do goleiro Douglas, impedindo o tento tricolor no puro reflexo.

O bom momento do Leão, no entanto, não durou muito tempo. Por cerca de 20 minutos o Juventude cresceu na partida e passou a aproveitar os espaços cedidos pelo tricolor, com uma sucessão de finalizações perigosas. Marcelo Boeck fez um milagre aos 19 minutos, após cabeçada de Sorriso. Aos 32, a trave impediu o gol do zagueiro Vitor Mendes.

Vojvoda, enxergando as dificuldades dentro de campo, promoveu uma série de alterações com o intuito de revigorar fisicamente e tecnicamente a equipe. Dentre as mudanças, uma alterou o rumo do confronto: Valentín Depietri.

Aos 36 minutos, o goleiro Douglas cobrou mal o tiro de meta, a bola caiu nos pés de Vitor Mendes, que dominou mal. O atacante argentino, então, surgiu com velocidade, desarmou o zagueiro e ficou sozinho de frente para a trave, marcando um gol histórico que garantiu o clube cearense na Libertadores 2022, para o delírio dos tricolores na arquibancada do Castelão.

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2021/12/03/fortaleza-vence-juventude-por-1-a-0-e-garante-vaga-historica-na-copa-libertadores.html