Jefferson Franckilim do Nascimento Vitorino, Coordenador da Pastoral Carcerária Diocesana do Crato e presidente da APAC Barbalha, fez uso da tribuna popular da Câmara Municipal de Barbalha reunião desta quinta-feira (21), quando foi apresentado aos vereadores o Projeto APAC Sistema Prisional com nova metodologia para ressocialização de presos apenados por crime cometido.
Jefferson Franckilim, na apresentação do APAC, detalhou todos os sistemas funcionais para ressocialização da pessoa que está cumprindo pena, quando acolhido o preso deve se estabelecer seguindo regras com 12 itens na sua ressocialização, o dia é ocupado com orações, trabalhos, aprendizados profissionais, tem afazeres pessoais cuidando da sua própria higienização, da sua própria alimentação, pois cada um faz a sua própria comida e outras tarefas que são fundamentais com orientações que o crime não compensa.
Depois da explanação do diretor presidente da APAC Barbalha, os vereadores barbalhenses buscaram conhecer melhor o projeto levantando vários questionamentos, dentre os quais, sobre que tipo de apoio e acompanhamento é prestado à família do preso acolhido pelo APAC.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. Opera, assim, como uma entidade auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. Sua filosofia é ‘Matar o criminoso e Salvar o homem’, a partir de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.
A APAC é amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, trabalhando com princípios fundamentais, tais como a valorização humana. E sempre tem em Deus a fonte de tudo.
Silva Neto - Imagem ilustração via google