por Wilton Rodrigues
O recurso do Crateús junto ao pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não surtiu efeito e o time seguiu com a punição de nove pontos, após julgamento na tarde desta quarta-feira (10). O resultado beneficiou o Ferroviário, que assegura a permanência na 1ª divisão do Estadual.
O Guerreiro do Poty foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF/CE), no dia 23 de abril, por escalação irregular de jogadores em partidas do Campeonato Cearense de 2012. Na ocasião, o time perdeu 13 pontos e foi rebaixado para a 2ª Divisão.
Um outro processo, em que o clube cearense perdeu quatro pontos e também tenta a absolvição, foi retirado de pauta e será julgado na próxima sessão do Pleno. O resultado não mudará o cenário dos clubes envolvidos.
A punição na instância regional, deixou o Ferroviário na nona colocação, com 21 pontos, livre de rebaixamento. O Crateús caiu para o 11º lugar, com 13 pontos, e foi rebaixado junto com Itapipoca e Trairiense.
Com o resultado do julgamento desta quarta-feira (10), cabe ao presidente do Crateús, Franzé Martins, parar com o caso ou apelar para a Justiça Comum.
Entenda o caso
O Crateús foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) e punido com a perda de 13 pontos por escalar irregular os jogadores Erílson, Willian Carioca e Bruno Recife, em partidas que teriam de cumprir suspensões no Campeonato Cearense 2012.
A denúncia foi feita pelo Ferroviário, que, no campo, foi rebaixado para a segunda divisão. Com a perda dos pontos, o Crateús caiu para a vice-lanterna (13 pontos), e assim, rebaixado para a segundona.
O resultado no pleno livrou o Ferroviário da 2ª divisão. O clube coral pulou para a 9ª posição, com seus 21 pontos conquistados na fase eliminatória do Estadual.