Corinthians não perde para o rival no Pacaembu há 12 anos; Mengão se aproxima da zona do rebaixamento
Renato Rodrigues - São Paulo (SP)
Se a partida entre Corinthians e Flamengo desta quarta-feira não valia nada de mais "grandioso" no Brasileirão, por outro lado tinha um longo tabu em jogo. E ele foi mantido. Com a vitória por 3 a 2, o Timão segue sem perder para o rival carioca no Pacaembu. A seca rubro-negra já dura quase 12 anos. Renato Santos, estreante da noite, até deixou o seu, mas Edenilson empatou - seu primeiro com a camisa alvinegra - e Paulo André virou para os donos da casa.
A vitória deixa os paulistas a três pontos do objetivo traçado na competição: os 45 pontos. Agora o time comandando por Tite soma 42. Com o revés, o Fla cai duas posições, fica em 14º e segue perto da zona de rebaixamento. Atualmente a equipe carioca tem oito pontos de vantagem sobre o Sport, primeiro do setor da rodada, mas que ainda joga na rodada: pega o Grêmio, em casa, nesta quinta. O Palmeiras, também entre os últimos, pega o Coritiba, que se vencer também ultrapassará o Fla. Uma vitória do Verdão também diminui a distância.
A última vez que os cariocas aprontaram para cima dos paulistas no estádio foi no dia 16 de novembro de 2000: triunfo por 4 a 1, também pelo Brasileirão. Na oportunidade, Alex, meia que deixou o Fernebahçe (TUR) nesta semana, deixou sua marca duas vezes. Reinaldo e Petkovic completaram a goleada e Fernando Baiano fez o de honra corintiano.
Fazendo valer os mais de 60 milhões de torcedores que as duas equipes movem pelo Brasil, o duelo no Paulo Machado de Carvalho começou muito disputado. Com muita marcação de ambos os lados, era um morde daqui, rouba a bola dali, faltas duras... E o confronto travado no meio de campo.
Com a sua habitual marcação adiantada, os alvinegros foram melhores nos 15 primeiros minutos, mas a primeira finalização foi sair apenas aos 14, em cabeçada de Douglas. Na sua e "fechado" na defesa, o Fla investiu nos contra-ataques.
O tabu até chegou perto de ser quebrado...
Aos 29, após cruzamento de Ibson, Renato Santos, impedido, tocou com a perna direita para a rede de Cássio. Atordoado e sentindo a falta de Guerrero, o time do técnico Tite pouco fez nos primeiros 45 minutos. Douglas, que na falta de um 9 virou centroavante, ainda acertou a trave em uma falta. No mais, nada de "merecer" o empate.
A postura do segundo tempo mudou. E a virada veio. Fábio Santos, que havia falhado no tento rival ao não marcar Renato Santos, se redimiu e deu um lindo cruzamento para Edenilson. O camisa 21, de carrinho, deixou tudo igual aos 15.
O Flamengo sentiu o gol. Dorival ainda tentou mudar o time, mas nada melhorou. Aos 30, Paulo André subiu mais que a zaga no escanteio e testou para dentro. Alívio da Fiel, que compareceu em peso no Pacaembu.
Mais recuado e vendo o time rubro-negro vindo para cima, o Corinthians ainda tomou alguns sustos até o final. Cleber Santana, em posição irregular, colocou para o fundo do gol, mas o árbitro anulou.
E o "gran finale" ainda viria aos 44 minutos. Edenilson, com uma segunda etapa impecável arrancou no contra-ataque e passou para Sheik. O camisa 11, que voltou ao time após cinco partida de gancho, tocou fácil para a meta de Felipe.
Está certo que Liedson ainda deixou o seu nos acréscimos... Mas foi pouco para quebrar o tabu!
Próximos jogos
No próximo sábado o Timão voltará a campo contra a Portuguesa, no Canindé, às 21h. Já o Mengão receberá o Cruzeiro no Engenhão, também no sábado, às 18h30.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 x 2 FLAMENGO
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 10/10/2012 - 22h
Árbitro: Fabricio Neves Correa
Assistentes: Tatiane Jacques de Freitas e Marcelo Bertanha Barison
Renda e Público: R$ 756.968,96/25.389 pagantes
Cartões Amarelos: Amaral, Welinton, Renato Abreu (FLA); Fábio Santos (COR)
Cartões Vermelhos: -
GOLS: Renato Santos, aos 29'/1ºT (0-1); Edenilson, aos 15'/2ºT (1-1); Paulo André, aos 30'/2ºT (2-1); Emerson, aos 44'/2ºT (3-1); Liedson, aos 47'/2ºT (3-2)
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Guilherme Andrade - 36'/2ºT), Edenilson e Douglas (Anderson Polga - 43'/2ºT); Romarinho (Chiquinho - 36'/2ºT) e Emerson. Técnico: Tite.
FLAMENGO: Felipe, Wellington Silva, Welinton, Renato Santos e Magal; Amaral (Liedson - 36'/2ºT), Renato Abreu, Ibson (Wellington Bruno - 23'/2ºT), Léo Moura (Adryan - 23'/2ºT) e Cleber Santana; Vagner Love. Técnico: Dorival Júnior.