O Ministério Público do Estado do Cerá (MPE), em parceria com a Polícia Civil, cumpriu mandados de busca e apreensão no prédio da Prefeitura Municipal de Sobral, na manhã desta quarta-feira (10). Segundo o MPE, o objetivo era investigar irregularidades nos contratos de licitação com cinco construtoras, para realização de obras em diversos setores.
A operação se concentrou no 4º andar do prédio da prefeitura, onde está localizada a Secretaria de Gestão. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas empresas envolvidas. Segundo o titular da Delegacia de Massapê, delegado Fernandes Júnior, em ambos os locais, foram recolhidos computadores, documentos e carimbos para investigação.
Não há ligação entre os crimes e a prefeitura
As irregularidades, segundo o MPE, envolviam desvio de mais de R$ 1 milhão durante os processos de licitações realizados entre 2008 e 2011. O MPE afirmou que, após as primeiras investigações, não foram encontradas ligações entre os crimes e os atuais servidores da prefeitura. Apesar disso, dois ex-funcionários do Sistema Autônomo de Água Esgoto (SAAE) ainda estão sendo investigados.
A Prefeitura de Sobral, por meio da assessoria de imprensa, confirmou que as denúncias envolvem apenas dois funcionários do SAAE que já foram afastados. A Administração Municipal informou ainda que o secretário de Gestão do Município, José Anastácio Dias, e o adjunto, Djalma Gomes, permaneceram no prédio durante toda a operação do MPE.