Barbalha encravada na Região Metropolitana do Cariri têm avançado nos indicadores sociais melhorando a vida dos seus munícipes, galgando posições de destaque, se firmando como uma das melhores cidades da região, pelo seu aporte de obras de infraestrutura gerando emprego e renda, é claro que muito ainda tem que ser feito, mas os avanços já são considerados positivos.
Diante os avanços dos indicadores sociais, chaga a boa noticias que Barbalha está pré-selecionada entre os 36 municípios que vão lutar pela certificação do Programa Selo Verde.
Dos 184 municípios cearenses, 91 deles se inscreveram no Programa Selo Verde, desse total, apenas 36 passaram pelo rigoroso crivo de avaliação que é feita pelo CONPAM – Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, através do comitê gestor do Programa.
MÉTODO:
A metodologia aplicada para a seleção é a soma dos três índices: a de Gestão ambiental (IGA) e de Desempenho ambiental (IDA) e índice de Mobilização ambiental (IMA) que resulta no Índice de Sustentabilidade ambiental (ISA).
O município de Barbalha está entre os 36 que alcançaram a lista dos pré-selecionados, e receberá visitas técnicas da equipe de averiguações no período de 15 de outubro a 14 de novembro do corrente ano.
MUNICIPIOS PRÉ-SECELECIONADOS:
Além de Barbalha, tem: Sobral, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Croatá, Barreira, Acaraú, Beberibe, Crato, Bela Cruz, Piquet Carneiro, Missão Velha, Parambu e Juazeiro do Norte (Categoria B), Iguatu, Cruz, Quixeramobim, Acopiara, Ibiapina, Maracanaú, Massapê, Maranguape, General Sampaio, Eusébio, Fortaleza, Pacoti, Morada Nova, Monsenhor Tabosa, Farias Brito, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Pacatuba, Brejo Santo, Caucaia, Várzea Alegre.
Silva Neto